A Encomenda das Almas

Eram uns textos que o Miguel Esteves Cardoso escrevia (EXPRESSO, 11 Julho 1987)

" 41. É tão giro ter um estúpido!

Antigamente, segundo me dizem, os homens não se queriam bonitos e as mulheres bonitas tinham fama de serem estúpidas. Hoje, sabe-se lá por que estranho fenómeno genético, mudou tudo. Portugal já não é o que era. Por um lado as mulheres bonitas são cada vez mais inteligentes. É praticamente impossível encontrar uma "loura estúpida". Por outro lado, os homens agora querem-se e chegam a exigir-se bonitos.
Embora me custe dizê-lo, os homens estão cada vez mais estúpidos. Todos os homens. Os feios e os bonitos. Bem sei que o sexo forte foi sempre fraco em inteligência, mas tanto assim também não. A prova de que as mulheres são mais inteligentes está no desprezo que votam os desportos em geral, e os desportos menos pensativos em particular. Qualquer rapariga com dois dedos de cabeça prefere ter um surfista a ter de fazer "surf". (...) Um dos mitos que gostamos de ter - nós as pessoas sem sorte de sermos simultaneamente umas grandes brasa e uns grandes génios - é a ideia de que a inteligência e a beleza são mutuamente exclusivas, isto é, que não costumam andar juntas. Dizemos das pessoas bonitas que se calhar são estúpidas como um taco de bilhar. Desejamos que sejam, para nos vingarmos. E não são. É muito aborrecido ser uma pessoa bonita nesta sociedade porque toda a gente presume que Deus tirou na inteligência o que esbanjou na beleza. E há como muita gente sabe, muita gente estúpida como um pneu Mabor que para mais é feia como a recauchutagem. De facto pode-se ser giro e inteligente ao mesmo tempo, e é por isso que as raparigas são mais inteligentes que os rapazes. A ideia de que se é giro ou é inteligente, se é desportista ou intelectual, é tipicamente uma ideia de rapaz. Que outro anormal namora uma rapariga gira, conversa com uma inteligente e depois casa com uma que não é muito gira nem muito inteligente, para não dar muito nas vistas? Só um rapaz..."

Polémico... será que já mudou de ideias?

3 comentários:

Marias disse...

Eu estava a pensar nas filhas dele.Será que foi castigo? E a mulher não é feia nem parva, mas faz o qùê?

Teresa disse...

De mulheres não sei, mas de miúdas giras ele gostava..

Marias disse...

Mas ele não era nada de jeito, agora o Miguel Sousa Tavares, ainda mo apresentaram e sim, tb gostava de miúdas...No Plateau, estavas lá?