construções

Para construir uma relação a dois só o amor não basta, é preciso deixar falar a alma e o coração. Porque eles falam e o que dizem é muito, para não dizer tudo. Guardar cá dentro o que se sente é trancar sentimentos, é não partilhar o que nos incomoda e o que nos faz sorrir, é bloquear lágrimas e riso. Porque às vezes sorrir só não basta.
Uma relação tem de ser alimentada não só de palavras, mas de gestos e atitudes. Sorrir, às vezes é o mais fácil. Expurgar dores e soltar gargalhadas sentidas só alguns têm a capacidade de o provocar ou até de o fazer. Partilhar gostos, preocupações, sentimentos e mimos sem sentir obstáculos que nos impeçam de chegar ao outro nem sempre é fácil, é preciso haver abertura para o fazer e é preciso empenhamento. É preciso, sobretudo querer e querê-lo com muita força, porque para construir uma relação que não desabe ao primeiro encontrão, tem necessariamente de haver força. Dos dois. Dos que seguram cada parte da relação.
Por isso sem a força o amor por si só não basta.
Os tijolos sem a força de quem os carrega e da firmeza do cimento que os une, sozinhos nunca serão uma casa.

85 comentários:

O Santo disse...

Força? Isso não seria o amor??

Teresa disse...

mas sabes que até a areia do chão pode colar pedras? As paredes que estão neste momento à minha volta atestam-no e estão de pé há muitos mais anos que muitas que foram seguras com betão e ferros.
Sabes a teoria do sabonete? se o seguramos pouco ele cai-nos da mão, se o apertamos com força sai disparado....

Anônimo disse...

ora agora é que devia vir aqui o ardiloso a dizer que não acredita no amor, logo ele que no seu nome comporta o filho da pobreza e do engenho, não é santo?

O Santo disse...

yap z

(ufa... quando li a pergunta do sabonete assustei um nadita, afinal isto é um blog decente)

Anônimo disse...

pois mas eu até ver também sou um tijolo andarilho

Anônimo disse...

essa do sabonete já nem lembrava à conta do gel de duche

@na disse...

eu sei disso Teresa, mas sem algo que os una os tijolos ao mínimo abanão estatelam-se no chão

Teresa disse...

mas aí estou com o santo. o que une é o amor, os tijolos são o resto

O Santo disse...

se ao minimo abanao se estatelam, nao chega sequer a ser parede... o principio é que esta errado

@na disse...

ora aí está

Teresa disse...

e qual é o princípio do princípio?

Psantos disse...

E há, mesmo asssim, quem consiga recomeçar a construção, com os mesmos tijolos (todos escavacados da queda) Daí eu sugerir, humildemente, que o segredo está no projecto!!!!!!!

@na disse...

eu bem me parecia que era preciso um projecto, Paulinho, o que seria de mim sem ti ;)

Anônimo disse...

ora isto do princípio do princípio por um efeito dialéctico deve estar perto do fim do fim

e então é por isso que já tou catrapisco

'té

gaija do norte disse...

caiste em desamor, @na? não se pensa nos tijolos, no cimento nem na força de quem os carrega e muito menos no projecto quando há amor. tudo isso flui naturalmente, sem pensarmos. quando amamos só conseguimos pensar no nosso amor!

@na disse...

se calhar é isso gaija, se calhar é isso...

Anônimo disse...

Tijolos o diabo que os carregue, que o amor não pode jamais pesar-nos nas costas. Até pode ser construído com legos que não importa a robustez do material mas sim a solidez das ligações.

Anônimo disse...

(Também é importante a questão das acessibilidades, a longo prazo)

Teresa disse...

agora faltava este com as SCUT's

@na disse...

ahahahahahah

gaija do norte disse...

ahahahahah? as vias de acesso são muito importantes!!!

Teresa disse...

e as faixas? quantas e em que sentido? é que estas coisas do trânsito mexem com a nossa vida...

gaija do norte disse...

que trânsito? quantas e em que sentido?????

(ai queres ver esta agora?...)

Anônimo disse...

(Depois dizem que eu é que avacalho as conversas...)

shark disse...

Mas há relação que sobreviva sem as vias todas abertas?

@na disse...

e sem portagens ò faz favor

Teresa disse...

há shark, claro que há... os sinais de Stop, mesmo no deserto, são para parar... e desde que isso esteja esclarecido não vejo porque não... (e não estou a puxar brasa a sardinha nenhuma...)

gaija do norte disse...

(olha que alguns até deviam pagar! )

Anônimo disse...

(E outros só estão ao alcance de milionárias...)

gaija do norte disse...

(esta semana não me vou esquecer de jogar!)

Teresa disse...

(e costumas esquecer-te?)

Ó Price qualquer coisa, deves achar que te chamas o que não posso dizer... (é que lembrei-me de um amigo meu que, há muitos anos atrás, sacou a namorada ao Fernando Gomes, ao tal, ao Bota de Ouro. A partir daí o gajo, o tal de quem não posso dizer o nome, ficou conhecido como o Pila de Prata.)

Teresa disse...

e este 33 é meu

gaija do norte disse...

ai é teu amigo?

Teresa disse...

nem sei que é feito.... mas sim.

Anônimo disse...

A minha pila jamais se contentaria com o segundo lugar do pódio.

ardiloso disse...

Chamaram-me? ora essa carregar tijolos e alma a falar.....

Anônimo disse...

tens feito surf? Noutro dia estive a ver ali a fazerem, mas afinal ainda não sei encaixar bem as cenas nas definições, só sei as básicas. E estou a falar de ver claro, não é de fazer. E eu sempre preocupado que os rapazes vão bater nas rochas, mas esquece, coisas de pai-galinha dissimulado

--------

vou meter os meus créditos todos junto dos deuses para bazar em novembro para o quente, I hope, hope and dreams

Anônimo disse...

mas como o silêncio às vezes é de ouro ... também pode ser

@na disse...

então ardi? a tua alma não fala ou não carregas tijolos?

ardiloso disse...

Já viste bem o trabalho de carregar tijolos? Deixei disso... e alma é para o Santo, eu sou ardiloso

Anônimo disse...

ora, carregar tijolos ainda vá não posso é esquecer as luvas,

um

Anônimo disse...

dois

Anônimo disse...

e o balde onde está?

Teresa disse...

pousem lá os tijolos que aindam dão um mau jeito às costas..

gaija do norte disse...

...e depois ficam como o santo!

Anônimo disse...

a carregar tijolos só me lembro de cortar os dedos. Uma vez fiquei dois dias no chão e ao terceiro fui de maca pró hospital mas foi por causa de excesso de pinchos na praia, uma botija de gás, e lavar a loiça na banheira...

depois no hospital foi tão bom ;))

gaija do norte disse...

tanto mimo:)

Teresa disse...

mimo no hospital?? Vocês andam a ver o ER o House ou a Anatomia de Grey?

@na disse...

aí os mimos que eu deixava que o McDreamy me desse...

Teresa disse...

Olhe que em todos eles eu não recusava mimos

Teresa disse...

Abuso era se fosses tu a pedir colo ao melga

@na disse...

quem é o melga?

Teresa disse...

estou maluca... este comentário é para o Fios, importas-te? eheheheh

@na disse...

tás toda trocada

Teresa disse...

é o que dá as caixas serem iguais... rs

@na disse...

e não tomares as gotas

gaija do norte disse...

deves andar com a mania deves. agora vamos todas corridas a gotas...

@na disse...

tou com a mania que sou mais nova tou... é mentira?

gaija do norte disse...

isso só é sinal de menos sabedoria!

Teresa disse...

mas nem se nota... é mentira?

Anônimo disse...

mimo no hospital sim, só que ia saindo de lá pior do que entrei e só saí direito por não causar vergonha

mas era numa ilha

gaija do norte disse...

nota-se que faz exactamente tudo o que nós fazemos. só pena mais um bocadito, mas ela chega lá

@na disse...

caluniadora!!!!

@na disse...

vê lá se não faço um cadito mais...

Teresa disse...

calu quantas? verdadinha e quando lá chegares vais ver

Teresa disse...

69 e não é capicua..

gaija do norte disse...

aldrabã!!! (aldrabona é feio...)
fazes um cadito mais de quê?

Anônimo disse...

já nem sei o que procurava, mas portanto devia ser nada

fiquei com saudades de mirtilos

@na disse...

num te digo que eu num conto pormenores

Teresa disse...

um bocadito mais de quê?

@na disse...

num digo!!!

gaija do norte disse...

agora não dizes? poupavas trabalho. dizias aqui e ficava dito de uma vez só às duas. eu só estou a ser amiguinha...

@na disse...

os meus almoços são melhores que os vossos jantares, e mais não digo!

gaija do norte disse...

pois é, mas muitas das minhas noites são melhores que os teus dias...

Teresa disse...

primeiro, 77...

e depois são nada que sopinha de feijão também como.

gaija do norte disse...

pois claro! e minis com batatas fritas!!!

Anônimo disse...

Abaixo o bloqueio dos pormenores!
Liberdade para os detalhes sumarentos!
O povo exige rigor!

Teresa disse...

que minis vão bem com qualquer coisa e despacham-se duas ou três

gaija do norte disse...

(chefa, dá-lhe a receita da sopa de feijão. as minhas minis já se sabe que são SB, e as batatas fritas são pala-pala poque têm menos sal.)

O Santo disse...

SB???

Aviso - Bohemia Reserva (espectaculo)

Teresa disse...

Sport Billy, santo, Sport Billy...

(ainda fica entulhado com a sopa de feijão, é melhor não gaija...)

shark disse...

E acompanha carnes que é uma maravilha...

O Santo disse...

o sport billy com carnes??

gaija do norte disse...

se é para bem dele, então não. mas depois que não venha com perguntas outra vez.

Anônimo disse...

não, pá. A bohemia com reservas...