Desde a origem do Homem que a sua forma natural de comunicar com os outros tem sido a “voz”. Na era industrial, o Homem desenvolveu máquinas como ferramentas acessórias da sua força e vontade de modificar o Mundo, visando melhorar as suas condições de vida. Para comunicar com estes equipamentos, desenvolveu interfaces mais ou menos complexas que ao longo dos tempos têm registado grandes progressos, no que diz respeito à simplificação e autonomia. A evolução tecnológica dos últimos tempos tem permitido que os sistemas de interface homem-máquina sejam cada vez em menor quantidade e mais amigáveis e intuitivos. Conquanto, o sonho de comunicar com uma máquina através da “fala”, da mesma forma que comunica com as outras pessoas, ainda não tinha sido possível por limitações tecnológicas. Hoje, felizmente, as tecnologias permitem concretizar este sonho.
Com o projecto TECNOVOZ, Portugal tem a oportunidade de contribuir activamente para o desenvolvimento das tecnologias da “fala” a nível Mundial. Assim, no âmbito deste projecto as mais recentes tecnologias serão aplicadas industrialmente, dando origem a novos produtos e sistemas, alguns dos quais, inovação Mundial.
Com este projecto, Portugal afirma-se como actor pró-activo no desenvolvimento das tecnologias da “fala” e defensor da sua aplicação na Língua Portuguesa. Para a indústria e sociedade civil em geral, pretende-se demonstrar a existência de uma “poule” tecnológica nacional capaz de industrializar sistemas inovadores ao mesmo ritmo, e de igual nível tecnológico, do que ocorre no Mundo Ocidental.
Em síntese, são objectivos fundamentais do TECNOVOZ:
Eu estive na génese disto, já lá vão uns anos.
Parabéns a todos os que permitiram que amanhã sejam publicamente apresentadas estas tecnologias e respectivas aplicações.
Como Português e com algum gosto pela tecnologia e pela inovação, o meu Muito Obrigado.
23 comentários:
Parabéns Santo, por lá teres estado e dado o teu contributo
E quando é que podemos começar a fazer posts usando isto? Era excelente - ditavamos e aparecia escrito e assindao. Então nos comentários poupava muito trabalhinho...
Obrigado miuda. Por acaso um enorme prazer agora de ver as coisas neste ponto, se bem que não fui tido nem achado na concretização deste projecto pq mudei de actividade, mas alguns dos (mto poucos) cabelos brancos se devem a esta coisata.
(xefa, já podes mm sem tecnovoz...)
(posso como? e assinado e tudo?)
Cabelos brancos? Ai tu tens cabelos brancos? E andas a enganar o povo com uma fotografia que deve ser mais antiga que este projecto?
ehehe,
eu aproveito sempre para dar parabéns embora eu cá para mim não queira essas coisas, espero
já li aquilo da batina, santo,
estou contente com aquilo da energia das ondas,
tanto mar
Muito bem , sim senhor...
E esta coisa do CERN avariou, foi?
que bom santo, parabéns!
(só não percebi porque é que os assumes aqui, e passas a vida com o restaurador olex no bolso... mas são coisas tuas, né?)
que bom santo, parabéns!
(só não percebi porque é que os assumes aqui, e passas a vida com o restaurador olex no bolso... mas são coisas tuas, né?)
(a repetição é para a @na chegar às kpk mais depressa...)
O restaurador Olex no bolso, gaija, cumpre outros fins... não percebes nada... mas é só um, não são dois...
Afinal Santo faz milagres, e voces cabrinhas sempre a mandarem-no abaixo... falta de consideração.
Deixo aqui também os meus parabéns.
A mandarem-no abaixo?? Abaixo de quem? Olha que o nosso santo é muito estimadinho e bem tratado. É com cada tratamento que nem cabelos brancos tem.
eu mandei o santo abaixo?
eu?
eu?
sim
sim
tu e mais tu e mais tu
lá tá ele na defesa da classe!!
e quem te disse que ele não gostou, ardiloso?
ele gostou de certeza, eu é que me esqueci de tomar as gotas!
não fosse eu escuteiro, defender a classe, a honra....
bem... os outros santos fugiram,(aguma praga que lhes pegaram) este ainda continua, de facto é de suspeitar.
quais outros santos? neste altar só há um santinho
os outros eram a fingir? humm.. bem me pareceu, fugiram logo e, santo q é santo, resiste a tudo por isso inda se manter neste curral.
ò ardi, nós não somos santas e também não queremos ser, e não arredamos pé daqui.
A conversa do restaurador ja lembra o extril.... mto util.
Obrigado a todos, e ontem fiquei mesmo mto contente quando verifiquei "in loco" que estas coisatas funcionam mesmo.
E num país onde se investe pouco no desenvolvimento, onde as universidades e as empresas ainda so agoram começaram a colaborar mais seriamente, é um alivio ver que ainda o porjecto não estava concluido ja existiam produtos derivados dele no mercado, e que tanto empresas nacionais como internacionais estão interessadas nestes produtos.
Fixolas mesmo.
Postar um comentário