Pois eu sei que isto não é um blog de gaijas...


(o bolo caixa do tesouro)

Estou farta de bolos de aniversário. Há 13 anos que faço uma média de quatro por ano, quando não é mais. Para cada uma delas é um bolo para a escola e um bolo para a festa. E se a festa não é no dia do aniversário lá sai outro bolo, que jantar de dia de anos sem velas para apagar não há miúdo que aguente. E depois ainda há as amigas que metem a cunha que também querem um bolo feito em casa, mais as festas de anos que vou fazendo por aqui, para mim e para quem por cá passa.
Ontem quando comecei a pensar em tabuleiros, massas, enfeites, seringas com creme de açúcar, chantilly e quejandos achei que nem morta teria coragem para fazer um queque que fosse. O pior é que o pedido estava feito, um bolo para comerem na escola, e eram vinte e oito candidatos e não podia ser dos comprados. Ai não podia? isso é que era uma pena, que eu não estava com veia de pasteleira.
Gaijas, deixo a receita do Bolo Caixa do Tesouro.
Naquele sítio do costume comprem quatro embalagens de waffles, oito de filipinos, maltesers, m&m, várias sacas de gomas e um chocolate preto. Arranjem uma tábua velha e forrem com papel autocolante, pode ser o resto das prateleiras da cozinha, e por cima uma folhinha de papel vegetal por causa dos microbios. Depois é só fazer a caixinha dos legos. Waffles para a base, filipinos para as laterais e molho de chocolate a servir de cola. Os maltesers rematam, os m&m cobrem a porcaria que se fez com os pingos do molho, e as gomas enchem o centro.
Difícil? Sim, bastante. Tenham em conta que se o sol estiver a bater no vidro do carro nem o ar condicionado vos vale, que o transporte para a escola é complicado. Aquela coisa derrete mais depressa que o nosso tubarão. E se pensam que lá por terem chegado com tudo mais ou menos no sítio é razão para um suspiro de alívio, esqueçam. Ainda falta atravessar uma escola, à hora de almoço, com hordas de pequenos monstros esfomeados a saltarem de tudo o que é sítio levando nós na mão um bolo carregado de gomas. Recomendo, seriamente, que peçam emprestada ao z a espada do bisavô, porque eu estou viva e o bolo safo, mas foi preciso distribuir muita canelada.

40 comentários:

O Santo disse...

Vou levar um destes.... já que bola... nem ao longe.

@na disse...

ahahahahahaha

Teresa disse...

e ainda dizem que no sul é que se come na gaveta...

O Santo disse...

sim sim... tem um piadão

@na disse...

não eras tu santo, era o post... eu estava a comentar o post, lembras-te, o post?

O Santo disse...

ah, claro!!!!! o post, percebido.

(que será que ela quer dizer com isto???)

Marias disse...

Parece-me mais trabalhoso que o meu eterono bolo de chocolate enfeitado de smarties. Mas eu só faço um, como disse, aqui não se pôem butes na escola desde o infantário. Graças a Deus. Boa sorte! (vai estar bom tempo!).

shark disse...

E como é que manténs o molho de chocolate líquido? Aquilo solidifica num instante...

@na disse...

solidifica nada... não pus lá as minhas maozinhas

Teresa disse...

e tem mais é que solidificar, que estou a usá~lo como cola... mas se quiseres manter liquido só tens de pôr um pouco mais de leite e manteiga.

Teresa disse...

(espera lá, eu estou a falar de cozinha contigo ou estás a dar-me música e eu fui no embalo?)

shark disse...

De todo. Eu trato a doçaria com quase tanto zelo como a pele feminina e vejo-me grego para conseguir barrar com molho de chocolate (volta e meia lá vou ao fogão e é uma seca).
Agora já sei como impedir que a tal solidificação prematura aconteça.
Mas se te embaraça falar comigo acerca de culinária podemos sempre falar de sexo...
:)))

shark disse...

Ou assim...

Teresa disse...

Podemos falar de sexo também, se quiseres, mas nesse caso o problema costuma ser o contrario do do molho de chocolate...

não sabia que tinhas alma de doceiro... na próxima saltas tu para o fogão, que pode ser que o teu chantilly mantenha a dureza mais tempo que o da ana

O Santo disse...

usa natas, fica mais suave e tudo

(e adapta-se a qualquer uma das conversas)

Anônimo disse...

Olha que não, parceiro.
As natas não jogam bem com todos os sabores da natureza. Trust me...

Anônimo disse...

Não é bem alma de doceiro, mas de artista. Gosto de decorar os doces.
E de comê-los. Nham.

Teresa disse...

Olha eu só gosto de os fazer..
natas também resulta santo mas engordam mais..

@na disse...

e o resultado com chocolate é melhor

O Santo disse...

entao agora preciso de confirmaçoes sobre o que resutla ou nao?? entao nao sei??

com chocolate é melhor? que as natas? pois novelo... isso é que eu já não sei, com chocolate nao me recordo. mas licor de ananás por exemplo, recomenda-se

Anônimo disse...

(Isso não arde?)

Anônimo disse...

22

gaija do norte disse...

só ainda não percebi o que é que a confecção de um lindíssimo bolo de aniversário tem a ver com uma simplória bola de carne!

os meus longos cabelos loiros também ainda não entenderam nada da conversa das natas, do chocolate, do chantilly e do licor de ananás. seja qual for o assunto e já que todos dão palpites, aqui ficam os meus: gosto de licor de canela, e como sou uma gaija muito prática gosto daquele chantilly de lata que faz uns efeitos bem catitas!!!

shark disse...

Licor de canela? Existe um licor de canela e eu nunca provei???

gaija do norte disse...

existe sim e é o meu preferido!

shark disse...

Tratas-te bem...

O Santo disse...

ah e tal e nao percebo e nao sei nem quero saber.... mas o chantilly faz efeitos catitas... sim sim, claro. o da lata, nada de confusoes

Anônimo disse...

Tens um imaginário muito guloso...

gaija do norte disse...

eu sou toda gulosa! tanto no imaginário como no palato...

Anônimo disse...

Essa foi quase uma cereja no topo do bolo, lida nesta perspectiva...
:)

Anônimo disse...

31.
É o que eu arranjo qualquer dia, armado em atrevido...

gaija do norte disse...

quase? o que te falta?

Teresa disse...

olhem eu sou muito mais fina... arranjem-me um licor de chocolate que vem numas garrafas que parecem lingotes de ouro e eu subo aos céus... (a melosa provoca quase o mesmo efeito mas também é dificil de arranjar...)

Anônimo disse...

Faltas-me tu, távas à espera que respondesse o quê?

gaija do norte disse...

eu? hummm... cereja -> redonda + vermelha = anafada!!!

(está aqui uma brisa a dizer que não vais longe! nem de leiria passas...)

Anônimo disse...

(Não passo porque tu chegas cá mais depressa.)

Teresa disse...

os senhores importam-se de deixarem uma pobre cristã passear nesta caixa à vontade sem encontrar em cada canto conversas de satanás?

gaija do norte disse...

com a nortada ou porque o caminho é a descer?


(conversas de satanás? onde, onde?)

Teresa disse...

sei lá.. pareceu mas devia ser do vento... do norte, claro

gaija do norte disse...

a nortada é no que dá! quando reparamos já está tudo virado do avesso.