Porque detesto Igrejas, santos e mártires. Milagres. crendices tradições e acreditar porque sim. Por ter fé. As Igrejas portuguesas, barrocas, com os seus Cristos sangrentos, pregados na cruz, as ofertas e as caixas de esmolas, os dourados e os sermões sobre pobreza e aborto e anticoncepcionais e assuntos que parecem política , ditos por alguém que segue fielmente as directivas das autoridades.
Há princípios éticos que nos são inculcados por pessoas cultas, laicas, que não rezam mas acreditam no mal e no bem, e nãose envolvem em disputas com outras religiões. Que acreditam que o mundo que existe é este e com este temos de viver, o melhor possível. sem prejudicar os outros para não sermos também prejudicados. E que não há um sítio melhor para onde ir sem ser este, por isso, vivamos, enquanto estamos vivos.
Há 2 anos
16 comentários:
Assino por baixo :)
eu sou cristão mas como não sou baptizado dizem que sou pagão e eu tambem acho. Além disso assim posso fuder com Ele sem burocracias, acho bem, achamos aliás, aí posso falar pelos dois, como é com u fica só entre nós
Eu continuo a ser ateia graças a Deus. Detesto quase tudo o que detestas, mas gostava muito de ter Fé. E gosto de igrejas, não da Igreja, e de Cristos e também não gosto de sim porque sim e de Papas, principalmente alemães. Mas gosto de Santos e de Mártires e de procissões e gostava de saber rezar. Mas neste teu porque não sou cristão saio a voar para o dono da frase e assino por baixo de tudo o que o Russel diz. Contradições? Sim, sou humana, não sou divina.
é muito bom estarmos ligados ao sobrenatural, eu ainda tropeço e caio o mais das vezes, nesta ridícula concepção de real, mas se conseguisse alguma coisa de jeito gostava de oferecer-vos
vou tentar, mas mais uma vez se conseguir algo que se cheire foi por causa do amor
não posso prometer nada que nestes domínios os deuses são muito susceptíveis e amandam-nos logo com o céu em cima da tola por causa de uma tal de impiedade
ciumentos é o que é
serão ciumentos ou invejosos, z?
acho que é mais ciumentos porque quando a gente vai ver aquilo lá em cima também não correu muito bem, eu ainda me troco todo com os amores deles,
por falar nisso: Zeus ou Júpiter, conto contigo em Dezembro pai, o filhote precisa da tua pata, e tu sabes
Eu sou. E sou por mto pouco de tudo o q disseste. Sou por Cristo, sou plos Homens, e nao sou plo sim pq sim.
Desculpa a critica (e Vekiki desculpa ires na onda) mas axo mm que o problema é as pesssoas crescerem no conhecimento generalista e ficarem na primaria do conhecimento religioso.
Crendices e tradiçoes?? Bem, tb nao acredito que nos safemos hj em dia com floretes,por mto ageis q sejamos quais Dartanhans. Mas a guerra ja nao e assim. A religiao tb nao.
eu aprendi a ter fé e a rezar, a falar e a pedir ajuda não sei a quem, mas era quem me ouvia. acho que não foi por oportunismo nem por fragilidade, foi porque precisava de falar comigo a sério. gosto de igrejas, e de cemitérios já agora, porque me dão paz, sejam de que estilo arquitectónico forem. não acredito na religião instituída, nem concordo com os peditórios nem com as hierarquias.
(ai nao concordas??? vou fazer queixinhas a chefa... tas lixada)
(depois queixa-te que vais a seco...)
forreta
ai era para não ir a seco?
não era para regressar a seco...
Eu sou agnóstico. Gosto da parte das freiras. O resto é folclore.
Perdoem-me vocês que Ele já me apagou da base de dados do São Pedro.
Eh pá, e eu a julgar que o título era original! Estou a a gozar, havia o livro lá em casa mas nunca o li (B.Russel). Vou ler agora. Escrevi sobre isto porque acho que é um tema em que ninguém toca. E penso que as guerras têm na maioria questões religiosas por trás. Ou não.
Sim, eu fiquei na primária do catolicismo, com ambas as avós a ensinarem-me Credos, Pais Nossos e como os srs. queriam pôr os Pastorinhos num caldeirão de água a ferver para eles desmentirem ter visto a Senhora....
Lourdes aconteceu uns anos antes e foi muito falada nas Igrejas...acho um pouco de coincidência a mais vir a seguir a Fátima, mas pronto.
Postar um comentário