Ouvindo as bases.

Vocês aí desse lado que nem sei quem são mas o sitemeter diz que são muitos, também comem castanhas assadas com manteiga?
É que eu, a Gaija e o Santo comemos, mas estamos habituados a ouvir que isso é estranho... muito estranho...

(na próxima vez vou querer saber se também gostam de Pastéis de Molho da Covilhã, mas desses vai ser mais difícil encontrar alguém que goste porque esses sim, são realmente uma coisa estranha. Fora da Covilhã encontrei uma única pessoa que também morre de saudades, o João Gil, mas ele, tal como eu, tem costela serrana. E só por isso aproveito para dizer que o último trabalho dele é muito bom.)



Adenda da @na: Eu também como as castanhas com manteiga....ahhh!!!

29 comentários:

Leonor disse...

Impõe-se o comment: castanhas assadas no forno, depois de devidamente britadas e salpicadas com sal.
Vêm para a mesa e cestinho abafado com pano para não arreferecerem e comem-se com manteiga gorda e com sal... Do melhor! Quando me apresentaram, pela primeira vez, a versão castanhas cozidas, ia-me dando uma coisa má.
Beijos

Marias disse...

Sim como, e também toda a gente estranha. Mas não devíamos, porque a castanha em si é pouco calórica (ao contrário do que dizem), mas a manteiga é.

@na disse...

comigo marcham com manteiga assadas ou cozidas, a manteiga e o sal é que não podem faltar

Teresa disse...

É assim mesmo mlee, de outra forma não sabem a nada. e a manteiga poê-se na bordinha do prato e vai-se servindo pelas castanhas. Gosto de usar manteiga rija para ver um bom naco na castanha a ir derretendo.

Gabs, mas a intenção é essa... aumentar as calorias.

gaija do norte disse...

ora comida... e aqui está um post muito do meu agrado. eu como com manteiga, assadas ou cozidas. prefiro assadas, cheias de sal, e a manteiga fica na manteigueira de onde se serve a geraldina!

Anônimo disse...

Tirando as da rua que não dá grande jeito, nem sabia que se comiam sem manteiga...

Teresa disse...

Afinal eles andam aí... (ou elas!...)

@na disse...

(pronto... tenho de comprar castanhas amanhã...)

Anônimo disse...

castanhas com manteiga, sim :)

milho com manteiga também,

mas é só muuuito de vez em quando

e tem uma diferença, é com água vitalis, que senão a minha vesícula dá-me cabo das orelhas e dos torresmos

gaija do norte disse...

pois, z muita não! bom dia :)

Anônimo disse...

bom dia gaija, lá vou eu esticar as patas com book não tarda, Portugal tem esta luz que me destroça

isto agora tem letrinhas: já estou a ver que é para eu pensar duas vezes, cabrinha_mor

beijo

Teresa disse...

Não é nada e nem sei que é isso das letrinhas que a mim não aparecem, mas andei a brincar e devo ter mudado qualquer coisa. vou tentar remodiar...

Bom dia!

Anônimo disse...

Va, eu não fazia ideia de que as castanhas se comiam com manteiga!! Apesar de haver muitos comentários favoráveis, para mim isso é mesmo mito ESTRANHO!! assadas c sal é o normal :P

Teresa disse...

Pode ser normal mas não é, de certeza, o melhor. Eu, de vez em quando, também como com mel mas isso só quando me apetece um doce o que é muito raro.

Anônimo disse...

Mais um pa festa disse... (que não descobri como é que se põe um nome nesta coisa, rai'zos'parta!)

ui com manteiga!

e geleia de castanha? quem ja provou?

gaija do norte disse...

nunca comi! nem sabia que se fazia! fachavor manda a receita?

Anônimo disse...

O-Mesmo-Anonimo-De-Ha-Bocado-Que-Continua-A-Anhar-Com-Esta-Cena-Dos-Nomes


Sodona Gaija, de boa verdade devo dizer que nunca fui de cozinhamentos. a dita geleia (erro meu que a minha mãe diz que é compota -- barra-se no pão, vai dar ao mesmo =D) é daqueles souvenirs que aparecem ca em casa em doses industriais depois dos habituais passeios ao norte.

suspeito no entanto que seja isto, depois de uma breve busca na internet. o travo a baunilha confirma.



½ quilo de castanhas
½ de açúcar
baunilha


Descascar as castanhas e cozinhar em água temperada com uma pitada de sal, até se desfazerem bem. Depois de cozidas, tirar as peles e passar pela peneira. À. parte, com o açúcar, fazer uma calda em ponto de pasta e colocar a massa das castanhas, algumas gotas de baunilha e tornar a levar ao fogo, até ferver.

Teresa disse...

tirando uma ou duas coisas que não percebi - descascar as castanhas antes ou depois de cozer? e antes não será demasiado difícil? - deve ser bom... muito doce, mas bom.

quanto-aos-nomes-senhor-anónimo-que-fica-a-anhar-com-coisas-simples, olhe bem para a caixinha e tente clicar onde diz nome.... muito mais fácil que fazer geleia de castanha.

gaija do norte disse...

hummm deve ser bom si senhor, mas depois volto a não entrar nas calças e é uma chatice...

Teresa disse...

Se jurares que é assim vou já fazer

gaija do norte disse...

faz que eu provo!

Teresa disse...

mas provas antes de mim, de preferência!

Carlos Gil disse...

é só pra dizer que gosto de pastéis à moda da Covilhã. daqueles a nadar em molho de açafrão. é raro é comê-los. raríssimo até. faço uma réplica - pobre, mas... - com folhados de carne e açafrão em pó, de frasco, porque do dito em fiozinhos já não conheço nenhuma farmácia que o venda (aqui na zona: Hell-meirim e purgatórios próximos)
abençoados os que chegam aos originais...!

Teresa disse...

Carlos, eu tenho uma caixa cheia de açafrão em fios. Comprei em Granada. Não tenho é pastéis, aliás tenho um no congelador mas estou a poupá-lo para um dia de frio. Encomendei mais à minha mãe, a empregada dela faz uns deliciosos, mas sei que a Pastelaria Naicional (penso que é o nome certo), na Covilhã, manda por correio à cobrança.

Carlos Gil disse...

obrigado pela dica Teresa, pelo menos quanto aos pastéis. porque realemnet não me estou a ver a ir a Granada à cata de fios de açafrão..! gosto, ai gosto mesmo, mas não sou fanático ;)

bjinho

Teresa disse...

é tão raro encontrar alguém que goste que faço uma promessa pública - se arranjar os pastéis mando-lhe um bocadinho de açafrão pelo correio. Só tem de vir aqui ao blog avisar-me.(concordo que o açafrão em pó não vale nada...)

AB disse...

Oooohhhh cabras, isto assim nãO tá ben(SERÁ CULPA MINHA) tive quase a disitir de meter esta mens., o que vale é que neste blog se fuma, é muito dificil, carago!!!nos outros (blogs) é só click e escrever...perem lá um pouco, tá a dar a Madona (given to me)no rádio e tenho que dar um passo de dança... uf!!! estes intervalos de dança fazem bem...
mas vamos ao que interessa...só queria dizer que tambem como castanhas com manteiga!!!

Teresa disse...

Não está bem?? Assim é que está bem que afinal há mais por aí do que nós pensávamos..

Bem vindo AB (o C ficou onde?)

Carlos Gil disse...

Teresa... :)
(... e em breve vou 'encetar' diligências para ver se arranjo os pastéis ;)

bjinho e obrigadão!