Perante Nós o Deserto

Eu sabia que aquela Porteira me haveria de dar cabo de qualquer coisa.
Sim, culpem a pobre analfabeta das burocracias idiotas deste país. Ou será da esperteza saloia do governo ? Ou culpo-me a mim, que vou de férias e deixo a cão entregue aos cuidados da porteira, e, mais grave ainda,a chave do correio, para ela ver se me chega algo importante, e avisar, tipo emprego em perpectiva, pelo telefone.

Não que eu esperasse algo nesta época estival, Julho, Agosto, vamos todos de férias e em Setembro cá estamos pró serviço.

Mas é claro que, como quem segue a telenovela da minha vida sabe, vou de férias com a mãe idosa e filhos para o sul, e quando volto tenho a casa a brilhar de limpeza e a porteira toda satisfeita conta o trabalho que têve e entrega-me um molho de cartas. Uma dessas cartas, entre contas,a pagar por banco, etc, está o postal do Centro de Emprego, onde nas costas, diz
-"Umavez que ainda não lhe conseguimos arranjar emprego, responda, com uma cruz, às seguintes questões: 1. Desejo continuar inscrita no centro de emprego; 2. Não desejo continuar inscrita no centro de emprego. Se não responder no prazo de cinco dias consideramos a sua inscriçãoanulada" . E era só pôr no correio, sem sêlo.

Telefono logo para lá, e um empregado optimista, provavelmente o segurança, diz "venha cá quisso resolve-se".

Lá vou eu , com ar humilde, hoje, e a senhora que me atendeu também era simpática, mas eis que sou reencaminhada para outra, que perante o computador me diz friamente que a inscrição fora anulada e o mais que posso fazer é inscrever-me de novo e o tempo começa a contar a partir de hoje. Aí explico-lhe que em Setembro atingia um ano de desemprego e com isso no centro de explicações onde eles me tinham mandado a uma entrevista, tinham dito que me empregavam, uma vez que lhes dava benefícios fiscais. Ela responde que devia ter estado atenta ao correio. Eu respondo que a Porteira mo guardou,mas como é analfabeta, não percebeu de onde era o postal.
Pergunto se tenho de passar pelo processo todo denovo, curso de "Técnicas de Procura activa de emprego, como fazer o seu CV, etc" e ela sadicamente diz-me que provavelmente sim.
"Quer que a inscreva ou não? ". Foi aí que nos filmes se veria eu , tresloucada a imaginar-me a saltar sobre ela e tentar estrangulá-la.

Eu acho que isto é tudo uma conspiração do governo para manterem a taxa de desemprego baixa. Apanham uma pessoa de férias e zás, toca a mandar postais...

Agora só falta os do centro de explicações, que tinham ficado tão contentinhos do meu aluno ter passado no exame, me dizerem que assim fico na mesma à hora, em vez de tempo inteiro.

E acabou-se-me a boa disposição para a silly season, posts só a matar...

31 comentários:

Teresa disse...

Versão 1:
Mas que postal? Recebeste algum postal? Tens a certeza? Eu acho que não há postal nenhum.. Os senhores do centro de emprego dizem que sim? Deve ser engano deles..

Versão 2:
Telefonas a dizer que tens contrato em Setembro e perguntas que é preciso fazer.
- A inscrição está anulada.
- Anulada porquê?
- Não mandou o postal.
- Ai isso mandei, claro!
- Não mandou.
- Mandei. No dia ... Acham que não tomo conta da minha vida? Vocês é que deviam estar todos no desemprego, seus incompetentes... Quero o livro amarelo, a minha situação resolvida, os vossos nomes todos para participar à Provedoria e o número de telefone da TVI, da SIC e do Correio da Manhã...

E agora escolhe qual preferes...

@na disse...

na versão 2 o telefone da tvi é 214347500

Anônimo disse...

E o teu, Ana?

@na disse...

infelizmente o meu telefone não resolve o problema da Gabs, senão dava-lho!

Anônimo disse...

(Humm. Tenho que ver se arranjo um problema qualquer...)

@na disse...

lamento mas não contribuo para o sustento dessa empresa

Anônimo disse...

(Humm. Tenho que mudar de operador fixo...)

@na disse...

ou móvel

Anônimo disse...

(Humm. Até dou um pulinho à Moviflor para cobrir mesmo todos os sentidos da palavra.)

@na disse...

ikea é melhor! 11

O Santo disse...

meus clientes...

@ disse...

és o ikea?

Marias disse...

O problema é que eu mandei o postal, quando o vi, e expliquei lá nas "observações" o porquê da demora... Mas o centro de emprego não é para arranjar emprego? Se eu tenho mais hipóteses de ser empregada com uma ano de inscrição, não era melhor verem-se livres de mim? Ou se fossemos todos empregados o centro fechava, se calhar é isso, é´, é....

Teresa disse...

Olhem, deixem-me fazer uma declaração de princípio:
Quando estou de neura estou de neura e a coisa que mais me irrita é que me façam rir e me passe a neura portanto convém serem mais comedidos nos comentários porque depois desato a rir e fico de neura porque passou a neura e assim não vale.
Pronto. Tenho dito!

Anônimo disse...

eu gosto é desse deserto ali em cima, esculpidinho pelo tempo feito água. Pronto já vi que está tudo bem, ou seja tudo maluco na mesma

febras,

Anônimo disse...

pai vê e pisga-se,

(e não há kpk's à vista)

Teresa disse...

mas havia 17... e 17 numero primo... melhor que kpk...

@na disse...

quem é que é primo da kpk?

@na disse...

tás de neura teresa? não 'tejas

Teresa disse...

já passou...

@na disse...

boa! pra neura, a minha também!

Anônimo disse...

E desempregado vai de férias de quê? De não fazer nada?

@na disse...

olha temos inspector

Marias disse...

A desempregada vai fazer de chofer, cozinheira, mulher a dias, enfermeira, gerente de compras, babysitter, etc, a uma mãe idosa e duas crianças, que estão de férias escolares. Tal como faz o ano inteiro, mas em casa com máquinas de lavar loiça e roupa.

Teresa disse...

gargalhadas das maiores.... tiro-te o chapéu, @na!

@na disse...

(vénia)

O Santo disse...

fornecedor deles arrobana... por enquanto

@na disse...

e que forneces tu?

Teresa disse...

isso são perguntas que se façam, ana?

@na disse...

tou a tentar conhecer as cabras...calma...

@na disse...

33 outra vez