Mania de complicar.

Os astrónomos detectaram um asteróide curioso, que anda à volta do Sol no sentido inverso aos dos restantes corpos do Sistema Solar. A descoberta pode ajudar a explicar a origem da família de cometas como o Halley e pode ser o elo perdido que há muito se procurava.

O ‘novo’ asteróide foi baptizado 2008 KV42, encontra-se na cintura de Kuiper, um anel de corpos gelados além de Neptuno, a descrever uma órbita que é quase perpendicular às órbitas dos planetas, com uma inclinação de 104 graus.

A equipa que o descobriu já o apelidou de Drac, diminutivo de Drácula, pois a órbita ‘lateral’ deste corpo celeste dá a impressão que pode andar pelas paredes e que, além de um carácter ‘rebelde’, tem poderes mágicos tal como os vampiros.

Os investigadores do grupo de Investigação Franco-Canadiana do Plano Eliptíco (IFPE) detectaram, pela primeira vez, o corpo ‘rebelde’ a 31 Maio , usando, para o efeito, o telescópio Canadá-França-Havai.

Ex.mos Senhores Cientistas,

Percebo que o dia a dia cá pela terrinha não seja um desafio digno para as vossas brilhantes mentes, mas talvez fosse uma boa ideia olharam primeiro para aqui antes de espetarem os narizes nas estrelas. Um asteróide com uma órbita ao contrário? E então? Apontem o vosso telescópio para cá, durante o dia de hoje, e irão perceber o fenómeno sem necessidade de muitas fórmulas matemáticas.
Escusam também de perder tempo a arranjar esses nomes complicados que há muito que eles estão baptizados. Chamam-se "Condutores de Domingo"!


(obrigada pela dica, Z)

2 comentários:

Anônimo disse...

:),

lá vou esticar as patas, hoje está bonitão

Anônimo disse...

mandei um mail, afinal só agora me vou