Pancadaria na Grécia

Estas notícias da TV são tão pouco informativas... Uma série de estudantes liceais em "motins" e lutas com a polícia de choque. Quando estive em Atenas (há dois anos? tinha havido um campeonato em que nos tinham vencido e estavam todos contentes) , também houve manifestações. O nosso guia (que era português mas vivia na Grécia) , disse-nos que era porque só existiam universtdades estatais, os numeros clausus existiam em todos os cursos, e só quem tinha dinheiro podia ir estudar para o estrangeiro, ali, só com notas altíssimas. O que eles queriam era que permitissem a abertura de universidades privadas, só. Os professores não se queixavam (perguntei, eram bem pagos), hoje em dia têm um ordenado mínimo superior ao nosso, e se têm hospitais modernos é graças à filantropia dos milionários e armadores, que alguma coisa devem lucrar com isso, mas ao menos têm essa tradição.
Agora presumo que seja pelo mesmo. O governo não mudou, e os jovens por lá são mais que muitos. Mas podiam explicar-nos isso.

5 comentários:

Teresa disse...

Tens mesmo... é que atiraste um pouco ao lado. E por falar em atirar, e tiros, e coisas assim... está bem, vai ver os jornais.

shark disse...

Sim, também não percebi esta ideia.
Já arrasaram 12 dependências do Millenium BCP. Só doze...
E a coisa dura há 6 dias e já alastrou a outros países.
Não me digas que não sentiste a pressão permanente, os nervos em franja da população de Atenas que os leva, por exemplo, a nunca respeitarem passadeiras de peões.

Marias disse...

Pois, alguma coisa não está bem.
Mas os estudantes preocupam-se com eles.

Marias disse...

Mas gosto de ver o telejornal com os comentários do Miguel Sousa Tavares. Dá lá as explicações dele, mas tenho tendência a concordar. Outras não.

Marias disse...

Já me informei na net. Eles nos telejornais é só títulos, não é?
Imagens, legendas, a manuela moura guedes é que era boa, a chatear o miguel sousa tavares. Acho que ela voltou, mas não vi.