Andam por aí vírus?

Desta vez refiro-me ao computador. Estou eu a escrever e ele apaga-se, e vai tudo ao ar.
Espero conseguir escrever este aviso antes de me calarem.
Recebi uma mensagem no email, de uma pessoa conhecida, a dizer Fotos!. Apesar do computador me dizer que não era confiável, ou assim, eu abri na mesma. Não tinha nada, mas lixou-me o pc.
Agora parece que anda a mandar a todos os meus contactos , em meu nome , Fotos!, por isso não abram nada, eu não ando a mandar fotos assim... E recebo Fotos! de gente que nem sei quem é, mas claro que agora apago logo.
Vocês não devem ccorrer perigo, não vos tenho na lista de email.
Agora vou 1. ao meu cunhado para me passar um anti vírus melhor 2. se não resultar vou aqueles que estão no centro comercial e levam 35 euros mas dão no mesmo dia 3. Se quiser ser forreta vou procurar a factura da W. que perdi, ou pedir uma 2ª via indo ao banco pedir o extrato, mas eu detesto bichas, perdão filas.

12 comentários:

CGM disse...

Eu recebi esse e-mail, mas como era de um contacto profissional achei estranho que me andasse a enviar fotos e não abri. Pelos vistos foi uma sorte...

Leonor disse...

Ui, isso aconteceu a uma colega do escritório... ficou sem PC, teve de reformatar o disco e fazer correr não sei quantas aplicações para quase se livrar da coisa. Digo "quase", porque o raio do bicho, mesmo assim, de vez em quando ainda dá um ar da sua graça ...
Conselho: chama um informático jááááááááá!!
beijinhos

Teresa disse...

Eu recebi. De ti. Sim, abri o email,achei que eram fotos de Natal mas assim que começou a abrir vi logo que tinha feito asneira...
Acho que resolvi antes de começar a mandar a toda a gente.
Penso que isso de teres o pc armado em árvore de Natal não é do vírus(pelo menos deste vírus), mas de qualquer forma aqui vai a solução.
O que este email de deixou de presente é uma coisa simpática chamada "win32:Trojan-gen" e podes fazer o seguinte. Vais a http://shop.trendmicro.com/trialpay/?utm_source=Housecall&utm_campaign=TrialPay e fazes um scan online. Quando te perguntarem o que queres fazer com os ficheiros infectados diz que queres pôr em quarentena.
Eu resolvi de outra forma. Instalei um outro anti-vírus - podes tentar na net o AVG ou o Avast, são os dois gratuitos - instalas e fazes um scan antes de arrancares com o windows. É muito fácil, basta seguires as instruções que te vão dando. Não sei o que tens agora mas se puseres um anti-virus novo convém desinstalares o anterior. Se não souberes como se faz diz que ajudo.
Boa sorte e lembra-te do que já te disse um milhão de vezes - não abras emails que não sejam absolutamente fiáveis (e mesmo assim podes lixar-te, eu lixei...)

Anônimo disse...

és tão despachada Teresa, e explicaste tão bem como fazer. Pois, se é dum conhecido um gajo fica entalado, o resto não abro nada

Visconde de Vila do Conde disse...

Eu estou sempre a receber mails desses, Gabs. Vêm da Ucrânia, do Brasil e de Cascais. Dizem que são as nossas fotos e que foi muito bom e que não me esqueceram. E não é vírus...

Teresa disse...

E podemos ter o gosto de pôr os nossos olhinhos em cima dessas fotos sem viroses?

Visconde de Vila do Conde disse...

Teresa, a minha discrição em relação a este tipo de solicitações é lendária...

Teresa disse...

Quase tão lendária como a minha curiosidade...

Marias disse...

Eh eh. Pareceque ando ai armada em infecto-contagiosa...não percebbi nada do que disseste, o pc esteve toda a tarde em casa do João a desinfectar. Não abro emails de ninguém!

Teresa disse...

Olha, se esteve não conseguiu que ainda agora recebi outro email teu com fotos...
Faz como eu te disse... o meu pc ficou limpinho..

Marias disse...

Pois devo estar a mandar, estou sempre a receber "post delivery failure" e não ando a mandar nada.
ainda agora de manhã tinha 11...
Faz assim, vem cá a lisboa arranjar isto e a gente vai ali ao BA fazer umas compras. Ou assim.

Teresa disse...

Já estou a caminho... e claro, vou fazer imensas compras, mas pagas tu, claro!...

Faz o que te disse no coment lá de cima... Já hj tinha outro email teu...