VIDAS SIMPLES

simplexEu sei que ontem ía parecer muito mal mas hoje já posso dizer mal do governo, não é?

É que como nunca escondi de ninguém, eu sou fã do Simplex! Sempre adorei a forma como tudo se simplificou com esta medida do governo. Ou não! Por vezes a pressa é inimiga de perfeição e parece-me que este governo que está agora a terminar o seu mandato, primou pela ânsia da inovação e esqueceu-se frequentemente de que existem coisas que exigem ser amadurecidas, ponderadas sob pena de a simplificação do processo ser, à posteriori, prejudicada pelas correcções que são exigidas ao mesmo. Para não falar dos custos que, todos nós, contribuintes temos que suportar para suprir os erros de origem.

Porquê isto tudo logo hoje?
Porque ontem fui pela primeira vez votar com Cartão do Cidadão e sabem que mais? Quem vai votar com o CC, descobre que não pode. Porque o CC que foi concebido para substituir 5 cartões distintos só ostenta o número de 4 desses cartões. Esqueceram-se do cartão de eleitor. Como se resolve? Simplex! Montam-se mais umas quantas mesas além das mesas de voto, onde as pessoas com CC se dirigem para que lhe seja entregue um papelinho com o número de eleitor.

- Então mas para isto não seria melhor dizerem-nos para mantermos o cartão de eleitor antigo?
- Era, menina, mas isso também implicava admitir-se que se errou e que a substituição de todos os 5 cartões foi precipitada enquanto não existissem os meios para o CC ser lido digitalmente em todo o lado.

A resposta parece-me correcta e, acima de tudo, parece-me simplex.

21 comentários:

Teresa disse...

Se fosses como eu que nunca deita nada fora e até tenho dois cartões de eleitor - o original passou anos perdido entre duas páginas do livro Direito Constitucional do Jorge Canotilho, o que considerei bastante uterino - não estavas agora a dizer mal dos senhores do governo que são tão nossos amigos.

Mente Quase Perigosa disse...

Querida, eu também tenho o cartão de eleitor guardado que os senhores do CC devolvem-to para guardares de recordação. Só que como deves calcular estava guardado de recordação em casa!

Anônimo disse...

bom dia a todos...

MQP, eu q o diga, qto às ditas mesas de voto para ser entregue o célebre "papelinho". O povo adora filas, adora confusões. Basta mandar sms (gratuito) tem o nº de eleitor na hora, ou ir ao site.

Quanto à questão do cartão de eleitor no CC, nunca li que continha já o nº, mas sim, que estava preparado para futuramente levar um chip.

Teresa disse...

Tás a ver, Peixa? Tás a ver? A Mila é que percebe da poda e tu és uma má língua.

(Olá Mila)

Mente Quase Perigosa disse...

Acredito que sim, Mila, que bastasse um sms. Era preciso era terem avisado. Eu que não sou propriamente desinformada, não fazia a minima ideia!

Quanto ao chip: Está já no cartãozinho. É activado no momento da recepção. Não há é os terminais para o lerem.

E, sim, tb substitui o cartão de eleitor que foi furado pelos senhores da Conservatória juntamente com o BI, C de Contribuinte, Cartão de Utente e Cartão da Segurança Social no momento em que recebi o CC. E se todos os outros números lá estão, este também devia estar.

Mente Quase Perigosa disse...

Trata-me mal, trata, Chefa... No dia em que vou enfrentar o Fred... Amiguinha...

Mente Quase Perigosa disse...

Informação, Mila, informação. Gastam-se milhões nas eleições, bastava mais um bocadinho de informação útil e menos conversa do bandido.

Teresa disse...

Claro que sou amiguinha se te tratar mal hoje. Pode ser que assim faças, logo à tarde, o que já devias ter feito há muito - pregas dois pares de sopapos ao Fred e vais ver que tens a cadeira feita.

Mente Quase Perigosa disse...

Isso exige contacto fisico... Blheck

Teresa disse...

Leva as luvas da Lola.
(esta frase é gira)

Anônimo disse...

Mais informação Mente? Por ser tanta, é q as pessoas ficam baralhadas.

Mente Quase Perigosa disse...

Então diz-me lá, Mila, onde é que eu poderia ter sabido que tendo o CC ía precisar de saber o nº de eleitor? Que o CC não bastava?

Onde é que eu me baralhei?

Mente Quase Perigosa disse...

Tadinha da Lola, Chefa. Também não é pau para toda a obra!!!!

Anônimo disse...

Não és mulher para baralhares, és mais de distrair...ligavas para mim, q esclarecia tudinho (freguesia, concelho, distrito, nº de eleitor)

Mente Quase Perigosa disse...

O problema é que eu não sabia que tinha que ligar. Nem podia saber. Se me dizem que está tudo no CC e que posso destruir todos os cartões, eu confio nos senhores que eles sabem mais que eu, certo?

Teresa disse...

Peixa tu tens o número da Mila??? Estás armada em DGS? Pensei que por aqui essa era a função do Santo...

Anônimo disse...

Depende dos senhores. Ai Mente Maria, não podes acreditar em tudo q te dizem...

Mente Quase Perigosa disse...

Chefa, isto não é o que parece...

(ultimamente, tenho dito muito esta frase...)

Mente Quase Perigosa disse...

Mila, sou assim... Inocente... Fazer o quê?

Anônimo disse...

... e função continua do Santo, não quero tirar nada a ninguem, foi so uma ideia para ajudar Mente a evitar filas indetermináveis.

GormezindaAlguresAtrásdasEstevas disse...

Pois é... se qdo vão ao multibanco olhassem para os anúncios q estão no ecrã, até sabiam q bastava ir a um "site" colocar o vosso nº de contribuinte e "voilá" : nº de eleitor e respectivo local de voto.
Pelos vistos q bom é viver atrás das estevas.