SPM


A síndrome pré-menstrual evidencia-se pelo surgimento de "um conjunto de sinais e sintomas que têm carácter cíclico: precedem a menstruação uma semana ou dias e desaparecem espontaneamente, para voltar no ciclo seguinte", explica Daniel Pereira da Silva, director do Serviço de Ginecologia do Instituto Português de Oncologia de Coimbra.


Perturbações físicas, comportamentais e psíquicas são os principais sintomas da SPM (síndrome pré-menstrual), com maior prevalência da tensão mamária e abdominal e da irritabilidade, de acordo com o especialista. Acrescenta que são comuns também outros sintomas, na sua maioria, psíquicos, como "a labilidade emocional (mudança súbita de humor), tendência depressiva, aumento da ansiedade e cefaleia (dor de cabeça)".

Com menor frequência, pode observar-se em algumas mulheres, sintomas mais preocupantes, do ponto de vista clínico e que se traduzem pela ocorrência de "insónias, perturbações visuais, fobias alimentares, depressão profunda e comportamentos disfóricos", caracterizando-se estes últimos por um mal-estar (depressivo) e agitação nervosa.

Jornal do Centro de Saúde- Daniela Gonçaves

O QUE VALE É QUE DEPOIS DA TEMPESTADE VEM A BONANÇA!

7 comentários:

Marias disse...

Como é que se explica uma neura que desaparece sem motivos óbvios?
E que reaparece 3 semanas depois?

kuka disse...

A neura desaparece? Será que desaparece mesmo?

Anônimo disse...

SPM? É um bom álibi, sem dúvida...

Marias disse...

Os homens não acreditam,mas lembro-me de um actor dizer (já não sei quem era) que vivia com a namorada,mas todos os meses saía naquela semana fatídica, pois ela ficava INSUPORTÁVEL.

Hormonas! Nunca fui tão feliz como no 2º trimestre de gravidez...

As mulheres não se pronunciam?

Teresa disse...

Eu só costumo ter mais fome que o normal, mas isso até é bom...

calamity jane disse...

Porque é q eu não vi esta posta qd passei aqui ontem à noite?
Eu não tinha grande spm, a não ser uma moínha. Com o passar dos anos, e sobretudo depois de nascer a MiniCJ, estou cada vez pior. Tenho crises de depressão profunda e uma irritabilidade que até eu não me aguento...

Marias disse...

Amanhã vou à médica do centro de saúde (médica de família, consulta marcada há dois meses)e peço-lhe qualquer coisa que trate isso. O Prozac é suposto funcionar.
Mas é uma coisa...a mim é irritabilidade sobretudo (ai de quem me tente passar à frente!), mas a neura tb se acentua.