Pergunta à navegação

Anda por aí um email a circular que já recebi três vezes e que me deixa preocupada. Trata-se de uma espécie de petição para assinar, cujo conteúdo subscrevo inteiramente mas sobre cujo formato me interrogo a cada vez que o recebo, ficando sem saber se serve para alguma coisa assiná-lo e reencaminhá-lo. Porque se o fizer, cada um de vocês quando o receber vai reencaminhá-lo para o seus contactos e haverá assim a cada novo assinante uma multiplicação do email virtualmente interminável. Claro que isto que se pretende, mas sendo assim os nomes que constam no início da mesma estão neste momento a repetir-se em milhares e milhares de emails, certo? Ou estarei a pensar mal? E sendo assim que utilidade/legitimidade terá o abaixo-assinado?

9 comentários:

CybeRider disse...

Há poucas petições bem elaboradas na net, exactamente pelo que referes. Quando as coisas não são bem feitas, facilmente se transformam em "SPAM", que acaba por circular na net durante anos, muito para além dos prazos que se tinham imaginado. Não reeencaminho nada do que recebo sem googlar fontes, verificar conteúdos, por mais pungente ou digno que me pareça o assunto.

Mínimamente credível ao nível de petições é este site:

http://www.ipetitions.com

Há aliás muitas petições tugas por ali. Estas não entopem servidores de email nem aumentam volume de transmissões, sempre importantes para fins estatísticos de certas entidades... Talvez a petição que referes esteja lá colocada, deveria ser por ali que deveria ser gerida para evitar ao máximo duplicações que a invalidam.

Visconde de Vila do Conde disse...

É por isso que nunca assino petições na net. Quer seja porque uma menina de três anos precisa de medula para amanhã ou para salvar os patos da Amazónia ou mesmo para me indignar com os tipos que querem fechar o único teatro em Riachos de Baixo.

(e antes que apareça por aí alguma voz a dizer que sou um arrogante sem sentimentos, vou informando que há outras formas de intervenção cívica, bastante mais eficientes, e onde tem que se meter lá o corpinho e custam mais do que assinar petições e descarregar a consciência)

(pensando bem, sou um arrogante sem sentimentos)

(mas isso é outra conversa...)

(aliás, acho que alguém devia lançar uma petição na net a solicitar que eu fique um sentimentalão de bom coração)

sem-se-ver disse...

(estive quase, mas aquilo pedia-me muitos dados, altura, peso, cor dos cabelos, forma física, estado civil, além de detalhes como morada e assim que cuidei serem pouco consentâneos como a minha invisibilidade)

(mas foi por pouco, rapaz)

Visconde de Vila do Conde disse...

ssv, você sabe que eu sou um sentimentalão de bom coração...

sem-se-ver disse...

qt a ti, cj, mails é como do cy disse: nao tem qq valor.

mas ha mais sites de petiçao crediveis (nao so o que o cy indicou). nesses, podes assinar.

desconfio é que - embora eu assine sempre petiçoes com as quais concorde, e à conta disto ja tenha posto 'n' no meu blog - nao serve de nada.

mas isso são outras histórias :-)

calamity jane disse...

Pois, há sitios de petições e calculo que tenham credibilidade. Aí costumo assinar. Refiro-me àquelas cujas assinaturas vêm no fim do corpo do email.

Visconde, sim, ir lá dar o corpinho dá mais trabalho e implica outro tipo de compromisso, estou bem de acordo consigo

(já reparou o número de vezes que temos estado de acordo ultimamente? Um de nós está perder qualidades...)

(colocar uma petição a pedir uma coisa que já é? What's the point?)

SSV, é isso. Mesmo em relação às credíveis gostaria de saber se serve mesmo para algo assiná-las, mas enfim...

Mente Quase Perigosa disse...

Mas sou só eu que estou intrigada sobre a forma como o Visconde dá o corpinho em vez de assinar uma petição?

Devo ser...

Mente Quase Perigosa disse...

(Não que eu tenha nada contra dar-se o corpinho. Pelo contrário...)

Evey disse...

Julgo que essas assinaturas no corpo do e-mail de nada valem. Se valessem, o que impediria uma pessoa qualquer de copiar todos os nomes e mails de uma dessas petições e as colar subscrevendo uma petição de teor completamente diferente ou até mesmo contrário com um simples ctrl+c, ctrl+v?

Quanto a reencaminhamentos, procedo como o CybeRider, é tudo muito verificadinho antes de dizer a alguém da minha lista de contactos que há por ai um novo vírus que formata o meu pc em 1 nanosegundo ou que uma ninhada de golden retriever vão ser abatidos nos próximos 2minutos se ninguém ficar com eles.