Decorreu na passada semana, em Belgrado, o 53º Eurofestival da Canção ou, como já é conhecido, o 6º Festival do ou Este...ou nada!!
A nova denominação resultou da entrada em cena de centenas de países oriundos da ex-U.R.S.S mas igualmente da Ex Jugoslávia.
Inicialmente pensou-se em baptizá-lo como “6º Festival da República das Bananas”, mas um evento africano de índole similar inviabilizou a pretensão.
Uma das premissas deste espectáculo, que foi aprovado por maioria e ratificado nos parlamentos locais, no artº 5, alínea a) diz que: Só os países a Leste de Varsóvia podem organizar o evento. Isto supõe dizer-se que um deles tem que vencer.
A classificação do próximo ano já foi aprovada, com a abstenção da Bielorússia, e que seguidamente damos conhecimento.
1º Casaquistão
2º Tadjiquistão
3ºArménia
4ºSérvia
5º Ucrânia
6ºTurquemenistão7ºPátria mãe (Rússia)
8º Letónia
9º Estónia
10º Usebequistão
A lista é composta por mais de duas centenas de outros países, regiões administrativas, e até a casa do Benfica de Bratislava ficará bem classificada.
Deste 6º Festival saiu vencedor o representante da Rússia com o tema “Поверьте”...ou em língua estrangeira, "Believe". A coreografia era embelezada por um patinador no gelo, com aspecto de Richard Peiderman nos seus tempos áureos, e que tinha na MIR o seu desterro, caso esta missão falhasse.
A diáspora ucraniana e romena em Portugal votou em larga escala. Os andaimes baloiçaram ao som de Shady Lady, enquanto nos semáforos , hordas de romenos roubavam telemóveis para exercer o seu direito de voto.
A representante portuguesa recebeu uma menção honrosa (pelo lado materno), mas também uma repreensão por escrito por ter cantado
Para o ano há mais, e o T1 de Evgeny Moravich, correspondente da RTP em Moscovo, já se prepara para acolher a nossa delegação.
3 comentários:
Epá, e a Geórgia? Não me digas que a gaja... Coitados dos "geórgios" que nem a cantar conseguem uma alegriazita...
Olá, eu sou o Shark.
Abraço e a gente vê-se por aqui.
A Geórgia estava embrulhada com o Luxemburgo e falhou a entrada...
É pá, não foi assim tão mau... ficámos à frente da Espanha , caraças! E em 13 º lugar, e h eh.
Estamos nos melhores dos piores?
Quero lá saber, os espanhois que fiquem com a sua gasolina barata, mas estamos à frente na Eurovisão!!!!
Postar um comentário