A caixa dos brincos

Já não sei se foi com a Adriana, a Estela ou a Tereza de quem herdei o nome, mas a história da caixa dos brincos conheço-a desde menina. Faz parte do longo reportório da minha mãe e mete freiras, meninas e um colégio cheio de regras.

Naquele tempo, e talvez também neste tempo mas não tenho como saber que colégios de freiras basta um de três em três gerações, as irmãzinhas também não gostavam de brincos de fantasia. Não sei se era o adjectivo que os manchava, já que fantasias só mesmo de noviça para cima e no segredo das celas, se era o toque popularucho que podia dar às meninas ar de garotas e garotas não frequentavam aqueles sítios.
Mas ia eu dizendo que brincos de fantasia não podiam andar em orelhas que se queriam fidalgas e menina que se atrevesse a tal via desaparecer-lhe o adorno nos interstícios das saias de madres com nomes santos.
Continuo sem saber se a voluntária foi a Adriana, a Estela, a Tereza ou mesmo a minha mãe, mas sei que um dia, uma delas, apareceu na sala de aula com uns infames brincos de fantasia que fizeram a delícia de todas as outras até a freira lhes perceber o atrevimento. Num ápice foram recolhidos e atirados para o bolso onde eram guardados os pecados mas, milagre!, pouco depois outros brincos de fantasia brilhavam naquelas mesmas orelhas. E durante todo o dia vários pares de brincos sairam da caixa escondida para as orelhas expostas e das orelhas foram em penitência até ao bolso castigador.
A gracinha não era das mais divertidas, mas gostava de a ouvir contar por me trazer uma mãe atrevida e desobediente, pronta a quebrar regras, muito diferente daquela que eu conhecia.
Lembrei-me desta história ontem ao ler uma outra. Têm cinquenta anos entre elas e estes anos todos levaram as brincadeiras para patamares estranhos e perversos.Talvez lá continue a mesma vontade de provocar, mas agora já não são meninas atrevidas que desafiam freiras com brincos de fantasia mas são as mães das meninas que se esqueceram de crescer e arrastam em vidas miseráveis as infâncias perdidas. E os filhos, esses, já não ouvem da mãe a história que os delicia mas são os brincos com que ela se diverte, como se também eles não passassem de reles fantasias.

35 comentários:

Me 2.0 disse...

Por falar em freiras e meninas com ar colegial, e fantasias etc...

É aqui que se fala de sexo!?
:D

Teresa disse...

Aqui fala-se de sexo em todo o lado. e de comida...
E nunca, mas nunca, conseguimos estar muito tempo a comentar um post que tergiversamos sempre...

Rita Camões disse...

Não sei o k me mete mais nojo nas freiras se é a frustração que transpiram por todos os poros ou se é aquele abuso de poder. É a mesma coisa que os GNR´s acham sempre que podem tudo, não sei porquê mas pensam que podem dizer/fazer tudo k nada de mal lhes acontece.

Em relação ao post, ó Tereza mesmo assim acho apersistência da freira mais aceitável que a da chanfrada dos 13 filhos:S

Me 2.0 disse...

para mim...o buço costuma ser o mais nojento....tanto nas freiras quanto nas mulheres GNR...no homens, a barriga de cerveja um traseiro maior que o brasil...
mas isto sou eu!

Mente Quase Perigosa disse...

Estou há quase duas horas para comentar este post... Ainda não vai ser agora que a malta está mais numa de fantasias...

Já volto.

Mente Quase Perigosa disse...

E as unhas, Carrie? As unhas...

Me 2.0 disse...

tens razão MQP!
uiiiii as unhas!!!

ugh!

Regra geral os GNR como as freiras costumam encaixar-se na mesma categoria dos veados...
"os seres mais anti sexuais do mundo"...

Alias, eu penso, que existem países que ao invés d ecomercializarem retardadores de prazer, comercializa~m fotos de freiras e GNRs tugas. Sai amis barato e o efeito é muito mais potente...tão potente que pode acabar de vez com o sexual drive...de forma ...relativamente permanente...nas caixas advertem contra a exposição prolongada!
LOLOLO

Mente Quase Perigosa disse...

Desculpa lá mas eu já vi GNR's giros.

São raros... Aparecem de 10 em 10 anos... Mas há!!!!

Me 2.0 disse...

Tens sorte...eu estou farta de ser multada (por ser optima condutora!) e nunca nem por sombras apanhei um que me desse vontade de negociar alguns atributos fisicos em troca do perdão da multa...preferi sempre pagar...de imediato que doi menos!

Anônimo disse...

Bem, quanto a pagar multas, nenhum é giro, mas na minha zona, talvez pelos ares da praia encontram-se muitos engraçados :)

Rita Camões disse...

Olha uma de freiras; uma altura trabalhei num colégio de freiras, um dia fui com um vestidinho de alcinhas e a irmã Proença (k n á minha irmã, cruzes credo, canhoto), foi à minha sala e disse alto e em bom som, ó sôdona rita faça favor de ligar ao seu marido para lhe trazer um casaquinho que isso não são maneiras de se apresentar para dar aulas. VACA

Rita Camões disse...

Na minha terra até as gajas GNR (as de bigode e tudo) são mais giras do que os gajos (Blhaccccccc).

São é umas mulonas, eles tiram mais depressa as multas do k elas:S

Mente Quase Perigosa disse...

Eu nunca fui multada... Pelo menos, que eu saiba até agora.

Rita Camões disse...

Não foste multada mas o teu carro pelos vistos está constantemente a castigar-te:S (porque será;)? )

Mente Quase Perigosa disse...

Precisa de mudar de mecânico?

Agora a sério. Acho que é mau-olhado. É que não é só o meu. É qualquer carro com que eu ande. Nos últimos meses foram 3!!!!

Rita Camões disse...

Mente mau-olhado explica muitas das coisa que me acontecem, deve mesmo ser isso...

Mente Quase Perigosa disse...

É uma coisa tão feminina, não é Rita? O inexplicável pode ser sempre explicado pelo esotérico.

Adoro ser mulher.

Rita Camões disse...

Mente só queria que o meu marido entende-se me entende-se com metade da velocidade com que tu o fizeste...

(olha lá já fizeste a lista, se quiseres mesmo que te mande o doce e mais algumas surpresas;) para ti e para a Tereza manda mail para: ritmargaride@gmail.com; só posso é mandar as coisa na segunda que amnhã vou embora passear para a praia:) )

Teresa disse...

Ritmargaride, é que já trato da encomenda...

Teresa disse...

GNR's giros? Pois... eu também não acreditava até ir à praia do... aquela... a que não vou dizer o nome que é pecanina e depois cai lá tudo... pois é, lá em cima, nas falésias, há um posto da GNR e devem, de certeza, ser escolhidos a dedo... eu, que nem gosto de putos nem de fardas fiquei agradada. Muito agradada. E todos de calções, montados na bicla, bronzeados, óculos escuros, jeitosos, muito jeitosos...

Me 2.0 disse...

ai Tereza...quase que tremi quando disseste praia pequenina...a minha praia é minima....e tb não a divulgo...espero não ser a mesma mas pelo sim pelo não...keep a secret.

Entretantuuuss,acho inadmissvel a MQP nunca ter sido multa, pois condutor que se preze já foi bode expiatorio da GNR...em todo o caso penso que a ausencia de coimas varia na mesma proporção do numero de vezes que o carro realmente e efectivamente circula...
parece-me...não sei...

Mente Quase Perigosa disse...

Chefa, faz a encomenda a contar comigo!!!

Mente Quase Perigosa disse...

Carrie, eles até já tentaram 2 vezes, mas acho que se renderam aos meus encantos e desistiram.

(O meu carro faz 40.000 kms por ano. Isso é capaz de rebater a tua teoria, não?)

Mente Quase Perigosa disse...

Ai os GNR's das praias...

Teresa disse...

Ai.... Peixa, eram bem giros... e eu fartei-me de coxear na frente deles e de dar muitos ais... fica sempre bem passar por moçoila desvalida...

Teresa disse...

Carrie, se o nome da praia acaba em "guito" ainda somos vizinhas de toalha...

Mente Quase Perigosa disse...

E eles não ajudaram uma senhora doente?

Teresa disse...

(Peixinha, aponta no caderno. Um dia explico-te)

Mente Quase Perigosa disse...

(Bolas, foi assim tanto?)

(Estou a ver que no Natal toda a gente me vai dar Moleskines...)

Me 2.0 disse...

Tereza...não...a minha prais termina em "eira"...duas cabras na mesma praia...não sei o mundo estaria preparado! LOL

40 000km...sim...é razoavel sim sr...mas não vamos começar nas picardias! LOL
:D

Me 2.0 disse...

Isto de estar em dois ou 3 blogs alheios e gerir os prorpios podia ser considerado um full time...alguem sabe se já abriram vagas? E qual o vencimento anual bruto da função?

Teresa disse...

(se tiveres dessas informações tu avisa, Carrie)

Teresa disse...

Querias Moleskines, Peixa? levas um bloco de papel almaço e e ...

Mente Quase Perigosa disse...

(Sumitica...)

Teresa disse...

Comecei na poupa para a casita que vi hoje...