Gone With the Wind


Podia estar a falar do jogo Sporting-Benfica de ontem, mas não, é mesmo do filme " E Tudo o Vento Levou" que deu de madrugada. Já não via há muito tempo, e foi a primeira vez que vi com a minha filha de doze anos. Dei por mim a dizer-lhe o mesmo que a minha mãe me disse, quando me levou a ver no cinema, "agora vai atirar o vaso!" e "está morta por dançar!", e recebi o mesmo "cala-te" ou "shiu" que devo ter dado na altura. Porque a personagem de Scarlett é a adolescente intemporal. Com 16 anos, no início, empenhada em fazer ciúmes a um Ashley indeciso, mas com noiva, faz as figuras que continuamos a fazer, e a fazer, e a fazer....
Aliás ela com umas jeans, parece-se muito com a filha de uma amiga e não destoava em qualquer escola. Já os homens, coitados, achei-os mesmo antiquados e ridículos. Excepto o Clark Gable.
Quando vi o filme a primeira vez, pareceu-me um velhadas, que insistia em perseguir a Scarlett.
Agora reparei que ele tinha olhos azuis.
* Vivien Leigh ganhou um Óscar pelo papel (Academy Award), foi casada 20 anos com Laurence Olivier e tinha menos dez anos que o Clark Gable

18 comentários:

calamity jane disse...

Tb vi!!!
E adorei... Mas, como só apanhei a coisa já adiantada e tb não via há que tempos fiquei baralhada. Como é que ela era cunhada da mulher do Ashley?

Anônimo disse...

que beleza esta

Marias disse...

Porque logo no início o Charles (?) irmão da Melanie pede-a em casamento, e ela por despeito do Ashley se ir casar, aceita. Claro que o marido parte logo para a guerra e morre, de pneumonia...Por isso ela estava de viúva no baile, sem poder dançar.

E hoje à noite são os Óscares, e eu não vi nenhum dos filmes!

sem-se-ver disse...

e eu vi quase todos!

Teresa disse...

SSV, não tens crianças pois não? Cabra!
Também não vi um único...

Ontem, antes de cair as dormir no sofá, ainda andei a viajar no tempo com a Scarlett. Não me lembro de quando vi o filme pela primeira vez (já vi uma boa meia dúzia) mas lembro que acabei de lr o livro na piscina do Grande Hotel da Figueira que me matei a chorar no fim e que o Pedro F. me consolou. Deviamos ter uns 12 anos...

Marias disse...

Ah o Pedro F. Nem me fales. Mania de "carros usados com garantia"...
Pois, em matéria literária é o mesmo, gostei imenso do livro. O filme tem um ritmo rápido, para incluir o mais possível do livro. E a Vivien Leigh é a Scarlett. Devia ter ganho um Óscar.

Teresa disse...

O Pedro carro usado? Se bem me lembro conheceste-o para ai aos vinte anos. Ele era meu namorado de praia desde sempre... e se ainda hoje nos cruzarmos por lá, nunca se sabe...

Marias disse...

Era, um carro usado com garantia (tua) mas não lhe toquei, eu conheci-o aos 28. Na Figueira.Mas ele é casado, disseste tu.

Teresa disse...

Essa garantia não tinha que era tudo muito platónico.
Acho que é casado. Os irmãos vejo sempre que lá vou, mas a ele não vejo há muitos anos.

Marias disse...

Ou é monge...
Era giro, espero que continue...

Teresa disse...

Não era giro, era bonito, por isso deve continuar a ser.

Marias disse...

Bonito é o Brad Pitt...
O Clark Gable tinha mesmo olhos azuis? Tenho de investigar. No filme tinha. Esquisito.

Teresa disse...

O Brad Pitt? Poupa-me!

A cor dos olhos não sei mas fazia anos a 1 de Fevereiro.

Marias disse...

E morreu com 59 anos. E dizia que quando beijava uma mulher nos filmes, imaginava estar a comer um belo bife...eram mesmo azuis. É o que dá ver os filmes a preto e branco. (Fui ver à Wikipédia). E a Vivian Leigh detestava-o, mas era só dez anos mais velho que ela.

Anônimo disse...

Já me tinha esquecido desse início! Claro...
By the way, tb ñ vi nenhum dos oscarizáveis. Há anos que ñ os vejo no cinema. Só se forem disney-pixar :-S

Teresa disse...

Estava a pensar nisso. Em como há anos que não consumo cinema sem ser dessa magnífica produtora...

Marias disse...

Na Animação gahou o Wallie...
Tb não vi.

Marias disse...

Wall-E. Afinal já vi, aluguei na Tv e vi com os miudos. Nem sabia que tinha estas coisas em casa.