Deixem-me pôr isto de uma forma simples - a Bimby é o carro de mudanças automáticas dos gajos.
Se o problema das gajas são os pedais das viaturas, três pedais para só dois pés, ó desgraça!, para eles o drama na cozinha são os utensílios.
Tachos, panelas, sertãs, batedeiras, balanças, testos ora fechados ora ligeiramente abertos, grelhadores, colheres de pau, tudo isso é demasiado complicado para cabecinhas simples.
Tal qual primeira nas subidas, sexta para autoestrada (ó p'ra mim a fingir que tenho um carro com seis mudanças...) e ligeireza nos pés que a culpa de serem nabas não é do chão.
(há lá coisinha melhor que não utilizar o travão? Reduzir na curva, aumentar ainda antes do volante acabar de ser rodado e sentir o carrinho colado à estrada como se fosse uma extensão do nosso corpo?)
Mas ponto de embraiagem? Bem, isso deve ser mesmo tão complicado como o ponto pérola.
Nabos!
Nabas!
Se há expressão que me pôe de imediato mal disposta é a Eu não sei!, dita com aquele ar de perfeito alheamento. É assim como um não sei nem quero saber, não sei mas nem me dou ao trabalho de pensar, não sei mas vou arranjar alguém que saiba.
Um gajo para o ponto de embraiagem, uma gaja para os pontos de açúcar.
Não sabem? Pois aprendam!
Aprendam a cozinhar. Aprendam a conduzir.
Deve ser terrível vivermos a vida achando que não sabemos. Ou não queremos. Ou não estamos para isso.
Mas demasiado curiosa com a Bimby andei a espreitar as receitas.
Gostei da da Massa Folhada e das várias receitas de sopa.
Nas sopas a Bimby, aquela coisa milagrosa, poupa o uso da varinha mágica. Ou do passe-vite. Mais nada. Sopa é sopa e com mais ou menos utensílios é fácil de fazer. Mas claro, se disserem que quem faz é a bimba a malta acredita e aventura-se que esta coisa das mudanças automáticas é fantástica, nem é preciso saber conduzir.
Na massa folhada a história ainda é melhor.
Lembro-me de ver fazer massa folhada em casa da minha mãe. Margarina especial (tinha um invólucro azul e branco que dizia "massa folhada"), levava farinha sem fermento e água. E mão. Muita mão da cozinheira. Misturar os ingredientes era fácil, o pior era o amassar. Duas dobras para a direita, duas para a esquerda, virar a massa, agora dobrar para cima, depois para baixo, virar para nós, esticar, virar... regras, regras e mais regras. E falhar uma implicava uma massa pesada que nunca iria folhar como se impunha.
A receita da Bimby? Fácil. Muito fácil. Ingredientes para dentro do copo, velocidade qualquer coisa e temperatura não sei quantas. Tantos minutos. Depois tirar e amassar à mão.
O que me apetece dizer? Ora merdinha, assim também eu! O mais difícil a malta tem de fazer, não é?
Bimby e carros automáticos. É que é sem tirar nem pôr.
Quem sabe cozinhar e conduzir tira deles o melhor. Quem não sabe fica muito contentinho por achar que se são caros só podem ser bons e sabem fazer o que eles não sabem ou não querem aprender.
E o meu sonho é ter uma bimba e um bimbo na minha vida. Para me fazerem os pontos de embraiagem e os pontos de açúcar.
38 comentários:
Esta casa é do caraças! Sempre postas a surgir onde antes só existia relva...
Não podia estar mais de acordo contigo. Não entendo essa cena da bimba. Maquininha inútil, essa, que não nos poupa a parte chata do cozinhar e de resto faz o papel que qualquer bom tacho/assadeira/forma/copo misturador faria.
E quanto aos carros automáticos, the same here. A única vez que tentei conduzir um, dei por mim a tentar fazer ponto de embraiagem com o travão e o acelerador. Ora! Alguém me explica qual o interesse da coisa? Para isso, é melhor um carro com motorista...
(alto, moreno, de olhos verdes e que toque uma bossas-novas nas horas vagas...)
O Desafinado?
Se tocar O Desafinado até escusa de ter olhos verdes...
Eu canto o desafinado... desafinadamente, claro.
ui... 'Tás mesmo lixada!...
(eu tenho um carro com 6 velocidades... E agora vou ler o resto...)
eu desafinado tb canto... e toco
mas gosto da bimbi e de carros automaticos. tb gosto de cozinhar e de meter a 3ª (relendo esta ultima frase fikei na duvida se nao haverá quem tire daqui outras intensoes...)
e ja comi pratos feitos na bimbi que estavam bons e ja conduzi e fui conduzido em carros de mudancas automaticas que foi um espectaculo... nao percebo o problema. quem quer tem e usa (se puder) quem nao quer...
Não tenho Bimbi nem quero.
Quero uma cozinheira chamada Jacinta. Que me faça as compras de supermercado e me pergunte se me apetece alguma coisa especial para o jantar.
Até, agradeço o facto de gostar bastante de cozinhar. De gostar de adicionar especiarias e de ver os tachos no fogão.
e as mudancas??
(porque jacinta??)
Eu avisei - uns e outros depende das mãozinhas... Tudo o restos são histórias da carochinha...
Mente, quero um carro como o teu... novo!
e.... 11!
E agora desculpem mas está a começar um filme com o Robert Downey Jr e o Armstrong a cantar no genérico. Não sei como se chama, mas vou ver...
Santo, já tinha dito que o meu carro tem 6 velocidades. Foi um sonho tornado realidade. Mas conduzo qualquer coisa...
E o 13...
o meu tb.. um deles o outro tem so 5 mas ja ouvi dizer q se conduz mta bem (axo q era treta pa me abarbatarem o bolide).
as mudancas eram as automaticas ou nao... tecnologia minhas caras, tecnologia. bimbis e mudancas e outras coisas
Elabore, meu querido Santo... Elabore sobre essas "e outras coisas"...
Ilumine a nossa pobre e destecnológica mente...
arrisco a q dps nao postem coisas tao interessantes de se ler e comentar.... na nao vou nessa tb
Ora! Desculpas...
(é Santo, mas é mm gaijo, não é peixa?)
acabei de espreitar... e sou
(Completamente, CJ. Embora Santo, continua na linha de "Grande PC, Pouca Bateria"...)
(ops... esta nao pecebi pevas...)
não podia estar mais em desacordo!
a bimby é a democratização da cozinha;
mas calma...não é assim tão fácil como parece;
não é "só" pôr os ingredientes, temperatura varoma - adoro este nome, o que se aprende com a bimby - velocidade 1 "colher inversa", 10 minutos.....
NÃO!!!....é que a coisa requer uma concentração extrema ...não é fácil!!!
eu explico: noutro dia estava a [tentar]fazer esparguete à bolonhesa; primeiro havia que preparar a carne picada com tomate e mais não sei o quê....etc e tal...e quando estiver pronto "reserve" - outro termo que adoro e aprendi agora com a bimby;
agora temos que fazer o esparguete: ora bem vamos lá, concentração ao máximo, 500 gr de esparguete - a bimby tem balança e tudo - 1,5 l de água - que é 1,5 kg de água, felizmente a bimby tem balança e tudo - 1 fio de óleo, sal, 1 colher de sopa de manteiga...parece fácil, não é?
porque nunca experimentaram!!!!...os 500 gr de esparguete só couberam na panela depois de muita imaginação, destreza e suor, mais 1,5 litros de água, que é 1,5 kg da dita- felizmente a bimby tem balança e tudo - quase que a mescla transbordava da panela e eu pensava "quem foi o "c.... de serviço" que inventou esta receita que não cabe na panela??? estes gaijos são uns atrasados mentais...",
5 peganhentices depois lá consegui meter a manteiga, chiça!;
Bolas!!! o copinho que tem em cima ficava assim como que a querer saltar, e eu praguejava..... já consegui!!!...ora deixa lá ver...10 minutos, temperatura varoma - adoro esta palavra - velocidade 1; AH!!! e à medida que a mistura ia aquecendo a manteiga ia derretendo e o copinho ia saltando menos... ...isto está a correr melhor!!!....passam 10 min, tudo aquilo fervilha, a bimby apita - tem apito e tudo! - ora deixa lá seguir a receita "..agora vá introduzindo o esparguete pelo bucal..."?????....?????
e não é que ficou bom?
Agora quem estava distraído? Hein?
Fónix! Eu faço esparguete à bolonhesa em dez minutos sem essas bimbices e fica óptimo!
(Mal de familia, CJ?)
Agora fui mesmo!
Beijos gaijas giras e gaijo santificado e outros que por aí andem.
enigmas inda por cima encriptados e levo nas orelhas q distraido... bolas e perdi inda por cima dois triplos seguidos
Anónimo,tu és mesmo gaijo, gaijo, "porque fartas-te de escrever para dizer aquilo que se consegue resumir em cinco palavras": tu és um verdadeiro Bimbo!...
Santo, tens um carro que se conduz bem? Posso dar umas voltas?
va va... agora ja se podem roer de inveja. a quem a xefa pediu pa dar uma voltinha??? heyn a quem foi??
que?? nao ouvi bem... A QUEM????
Eu tenho um carro com SETE velocidades.
(E agora vou ler o resto...)
Já li o resto. E tenho a comunicar que cozinho melhor que a Bimby, ou Bimbi ou lá como se chama o aparelho...
eu tenho um carro com cinco velocidades para a frente e uma para trás! não sei cozinhar (quersedezer, dá para os gastos...) e não percebo como que é que a bimbi pode aumentar a minha qualidade de vida. estou como a peixa, quero uma jacinta!
Santo, obrigada por confiares assim tanto na minha condução que para além de me emprestares o carro também queres ir...
Visconde, deixe-me explicar uma coisa - "velocidades", num carro, são as mudanças que transformam a potência do motor em força ou velocidade consoante as necessidades. "Velocidades" não é, como pensa, aqueles números que normalmente aparecem num visor redondo, que indicam os quilómetros/hora a que o carro se desloca e que começam no zero e vão aumentando de vinte em vinte, mas o ter percebido que o limite de velocidade do seu carro são os 120 km/h deixa-me muito mais sossegada...
Gaija eu preferia um Jacinto. Ouvi dizer que há coisas que a Bimbi, ou a Jacinta, não fazem.
é que é mesmo desses: alto, moreno, de olhos verdes e que toque uma bossas-novas nas horas vagas...
Esse é meu, SSV...
Postar um comentário