A ideia é a malta publicar aqui o top 15 ou lá o que é das nossas séries de TV favoritas, ou "que nos marcaram" (e no meu caso, não foram poucas...). Mas eu na verdade quero aproveitar este repto para vos perguntar já de chofre:
Alguém se lembra de uma série americana que dava na RTP no final dos 80's chamada "Quase Adultos"? Não consigo de todo lembrar-me do título em inglês, mas o genérico era aquela música do James Brown "It's a men's world" (but it would mean nothing without a woman or a girl...). Ando há anos a procura de alguém que se lembre desta série que era a loucura. Os protagonistas, que deviam andar pela idade que nós temos agora ( os de nós que têm essa idade, isto é, os trintões e quarentinhos), eram ele radialista, ela publicitária e tinham dois filhos adolescentes. Em todos os episódios havia um pretexto para um longo flashback que durava quase todo o episódio e os levava aos late 60's e 70's, aos tempos de faculdade, da guerra do Vietname e etc. A série era deliciosa e eu até me travestia (sim, se o Tubarão pode, por que não eu?) para poder vê-la de novo...
Depois, havia outra chamada, salvo erro, "Flood Tyde", título que tinha sido traduzido para "Marés Vivas", mas que nada tinha a ver com o "Bay Watch". Era uma série da BBC (que eu me lembre), também dessa altura (fim dos 80, início dos 90). A história era a de um pai, médico, que iniciava uma viagem sem retorno às máfias da droga devido ao facto de a sua filha se ter metido na coca e de ele próprio ter sido chamado a dar o seu parecer numa série de mortes por overdose. Nunca mais encontrei ninguém que se lembrasse desta série poderosíssima que me marcou na época...
Não irei alongar-me sobre todas as que já foram referenciadas: Modelo e Detective, Reviver o Passado em..., Balada de Hill Street, os Pequenos Vagabundos, Allo Allo, Soap, Alf, os Marretas, os Simpsons (o meu filho anda agarradíssimo), Louco Por Ti, Serviço de Urgência, etc etc etc etc.
Vou antes tentar recordar-vos outras cujos nomes ainda não vi por aí: Fawlty Towers, Adrian Mole, Amor em Tempo de Guerra, Verão Azul (iiiihhhhh!!!)A Casa na Pradaria (eeeeeehhhhh!!!!) Mulherzinhas (tchiiiiiiii!!!!!), os Fraggles (eia, pois é!!!!), Quem Sai aos Seus... e as novelas (desculpem, mas tem de ser)?! Gabriela, o Bem-Amado, Roque Santeiro, Tieta, Guerra dos Sexos, Vereda Tropical, a Próxima Vítima.... And soion, and soion, and soion.
E por falar nisso, e o Tal Canal? E o Casinô? e o Humor de Perdição? e o Herman Zap? E... acabou, no que ao Herman diz respeito. Ah, e o Zapping, que não era do Herman mas tinha um piadão...
E, mais recentemente, o Once and Again, a Educação de Max Bickford e, para mim a melhor entre as melhores Sete Palmos de Terra... Pronto, acho que já disse 15... Ah? Passei das 15? Eh pá, desculpem lá... e desculpem também a falta de aspas, mas isto assim vai mais depressa... e vou já publicar antes que me lembre de outras tantas...
Ah! Lembrei-me também do Hitchcock Presents, do Twilight Zone e, claro, do Twin Peaks...
Há 2 anos
45 comentários:
(Este post esxplica tanta, mas tanta coisa...)
(explica, explica, explica, explica)
(então explique-se explique-se explique-se, antes que se esfume ou se transforme em abóbora, o que no que lhe diz respeito vai dar ao mesmo, caríssimo)
(entretanto lembrei-me de mais umas quantas...)
Calamity, esse som de fundo é Demis Roussos, não é?...
desculpe?
(malta, ele está a falar de quê????)
E o Weeds? Ninguém fala do Weeds?
Upsss, esqueci-me...
Foi da ganza, mano...
(Ora, Calamity, somos amigos...)
(não somos?)
(e?...)
(acho que sim, e ainda estou à espera que me explique o que este post explica)
Estava a meter-me consigo, não se abespinhe. As séries são quase todas boas, à excepção de uma. Duas, vá...
(Isto é meia noite, ou é dos meus olhos?)
A ideia é séries que nos marcaram, para o bem e para o mal. e não mencionei o Dallas porque a Tereza já o fizera, mas o Justiceiro e o Mc Gyver fazem parte do nosso imaginário comum, certo? (tinha-me esquecido deles...)
(Pois é!)
(ainda vou a tempo de lhe desejar boa-noite ou já se transfigurou?)
Um dia destes partilho aqui consigo as minhas séries...
(mas, claramente, somos de gerações diferentes)
(eu é mais Hanna Montana, High School Misic, por aí)
(que giro, o Visconde tem mais ou menos a idade do meu filho, então... Se calhar tb gosta dos Simpsons. Vocês putos até têm bom gosto nalgumas coisas...)
E o Friends? Ninguém fala do Friends? Série de culto da minha filha mais nova?
E o Yes, Minister?
E os Ficheiros Secretos?
(sim, como tivemos o atrevimento de não nos lembrarmos dos Ficheiros Secretos?)
"Mulherzinhas" adorava ver..
Eu e manas identificávamos mto com a série, eramos miudas de idd, mas umas grandes mulheresde, de responsabilidades, de maturidade.
Tás melhor Tereza?
Ficheiros Secretos!!! claro q lembramos, só q voltou outra vez ao gde ecran
(a neura está pior a perna está melhor, obrigada)
como entendo essa neura, deixam-nos exauridas. Ainda tinha os miudos pequenos e tive q levar com uma perna toda engessada, (acho q nessa altura envelheci uns 30 anos).
Ainda consigo ter 2 ou 3 na minha lista que não foram faladas... Ufas!!!
nao sem se vem a calhar falar na serie de triplos do Larry Bird...
O Yes Minister e o Black Adder. Punha a um canto o palerma do Mr Bean...
(e pelo que vejo ninguém se lembra das duas primeiras... eu que tinha visto a minha esperança renascer...)
e ninguém se lembra do Fame, Polvo, Sopranos, Dhrama & Greg, Dempsey & Makepeace, Pequenos Vagabundos, A Balada de Will Street, Miami Vice, Sexo e a Cidade?
e a Família Forsyte??
Peixita, ainda tens 2 ou 3 na tua lista? :D
Ainda, Elle.
Ainda estão aqui guardadinhos!
(raça da miúda!!) :)
Elle, Elle! Então não falámos já dos Pequenos Vagabundos e da Balada... A menina está desatenta...
CJ, a elle é uma mecinha muito ocupada, muito trabalhadeira (não por opção) e vai lendo o cabra (diariamente) mas, na maioria das vezes, na diagonal...
hoje acidentalmente em casa (oh bateria do carro, obrigada!!)
donde, substitui os já mencionados por:
Hercule Poirot, Miguel Strogoff, Baretta, Colombo e os Anjos de Charlie.
Peixita, como vai a tua lista? :)
Lixaste-me agora um com o Poirot!
Mas ainda tenho 3...
Não tens é nenhum MQP, foste apanhada... eheheh
Dizeste q tinhas 2 ou 3, a elle mencionou 1 e continuas com 3????? batoteira.....
Lost, peixita, LOST!!!
lixei outro? :)
Mila, não contaste com o que a peixita tem na manga.
(ela tem sempre algo na manga...)
A Elle é que me topa. Peixa conhece Peixa...
Já lá têm o post.
E tenho a lista manuscrita dos 15 originais se quiserem provas.
E nessa lista riscada ainda consta além dos 3 acima: O Sandokan e a Gallactica, minhas lindas!!!! (mas eu não era grande fã da série. Só gostava dos gaijos da Gallactica!!!
Mas o q tem na manga não conta, alguns mencionados não são do meu tempo, são mais dos meus filhotes...
Sou da vanguarda, já mtos cabelos brancos
Querem lá ver que tenho que publicar a folhita?
ahahah!!!
viste, Mila, eu não disse? Tem sempre uma na manga...
(lá vou, peixa)
Publica, publica, publica, publica... isto é uma manifestação....
O Público manda!!!!
Já tá!
Assim é q gosto, bem mandada, isto é q se chama respeito pelos cabelos brancos...
Peixa, lixaste-me o Sandokan!
Ó Chefa, não me tivessem deixado a tarde toda sozinha com elas a picar-me!!!
Tu es mais tradicional... eu ca vou mesmo e' pelas comedias :D Mas lembraste-me de umas boas do Herman que eu tinha esquecido por completo! O tal canal... O humor de perdicao, enfim... Ha personagens deliciosas dele. Ate o crime na pensao estrelinha, com o hercule pirrote, bestial!
Ha muitas series que falas que nao me lembro. E lembro que adorava o twilight zone por exemplo, mas na altura era muito novita para compreender a serio os episodios. Ficou a lembranca e por isso os revi mais tarde e fiquei fa a serio depois.
Beijinhos!
Postar um comentário