O Homem cria, quem quer aproveita

Eu sei que vão pensar que eu estou a pensar naquilo que vocês vão pensar que eu estou a pensar mas só mentes tortuosas poderão tentar ver neste post algo mais, uma virgula que seja, do que aquilo que fica escrito. Eu estou aqui, cheiinha de boa vontade, para vos ajudar a defenderem-se desses malvados e malvadas que por aí andam e faço-o porque ajudar o próximo ou a próxima é o meu lema de vida.

Posto isto, vamos ao que interessa. Andava eu ontem a navegar sossegadita, bicada aqui, espreitadela ali, quando me cai o Prey no colo. A palavra Free  ao lado encheu-me o olho e eu fui, assim, sem saber ao que ia, ver o que os senhores do Prey tinham para me dar. Li o artigo todo, até ao fim, vi o vídeo, pois claro, e fiquei convencida que os senhores são uns bacanos, querem mesmo ajudar a gente e a gente quer, ai quer quer, fiem-se no que eu vos digo, ser ajudada por eles. Eu sei que por esta altura já está tudo por aí em pulgas para conhecer o Prey portanto eu passo a explicar.

O Prey é um programa que, depois de instalado num laptop por que temos especial estima, permite seguir-lhe o rasto para o caso, que nós sabemos que há casos desses, se há, quanta gentinha não anda por aí capaz de levar um inocente computadorzinho  sabe-se lá para onde, de querermos saber por onde anda, o que faz e com quem o faz. Sabe-se lá para onde o levam, não, sabia-se, porque agora só não vai saber quem não quiser. Numa explicação muito rápida, quem quiser saber mais, e olhem que um dia ainda vão querer, siga as pedrinhas que deixei e vá lá ao sítio ler o resto, o Prey instala-se no laptop e a seguir faz-se um registo no site dos senhores deixando um endereço de email que um dia, um dia, ainda nos vai dar muito jeitinho. Feito isto apaga-se o ficheiro de instalação porque, como nos explicam por lá, e bem, Because it's tracking software that doesn't want to be seen, Prey is almost invisible when it's running on your system, without any configuration or executable files to be seen. In fact, once you've deleted the installer, you shouldn't be able to find Prey at all in your system, because that's the idea. Um dia, no tal dia que não queremos nunca que chegue mas que pode chegar, nós temos assim uma necessidade súbita de saber por onde anda o bicho e o que está a fazer. E é aqui que o Prey se revela em todo o seu esplendor. Num qualquer computador acedemos ao site, fazemos login, pomos no on o telefone e é só esperar que nos comecem a cair informações no emailzinho que lá deixámos. E que informações são essas, perguntam vocês? Muitas e boas. Começamos logo pelas fotografias. Se o computador tiver uma câmara web o Prey, à surralfa para a malandragem não saber, tira e envia-nos as fotos do sítio onde o portátil anda e nós podemos logo logo saber se ficou no escritório, como tudo levava a crer, ou se, sei lá, se foi refrescar para alguma esplanada. Mas qual?, mas onde?, mas ele era tão sossegadito e agora anda neste desassossego. O Prey resolve porque assim que a net é ligada a um wi-fi spot recebem a indicação do IP e o nome e detalhes do local, porque até pode ter ido dar uma volta maior e quando pensam que ficou naquela reunião no Porto já está no Palace em Madrid. Pronto, lá estou eu a ser alarmista, o gajo, o portátil, entenda-se, está no escritório, nós sabemos. Pois está, estar está, o que está a fazer é que não sabemos mas o próximo email informa-nos. Está no escritório sim, a graça é que o relatório que está a fazer tem um formato estranho que isto anda tudo muito moderno. O Word não está aberto, o Excel muito menos, o Acrobat Reader já dorme mas o Facebook, ah caramba, anda numa roda viva.

E pronto, digam lá se o Prey não parece ser um excelente programa porque com a sacanagem que anda por aí nunca é demais a informação e se pensam, se acham, se vos passou pela cabeça, dar qualquer uso menos próprio ao Prey eu não me responsabilizo por isso porque a minha única preocupação é que um dia, se precisarem, consigam apanhar o ladrão. Ah, é que ainda há mais uma coisita, podemos configurar alertas que, para além de desatarem a tocar a marcha fúnebre se assim o quisermos (isto sou eu a inventar mas de certezinha que está previsto por aquelas inteligências) também faz aparecer em todo o ecrã um curto e atemorizador – APANHEI-TE!

Para quem acha que isto é muito difícil fica o vídeo a mostrar que é tão fácil como saltar à corda, coisinha que eu, para minha desgraça, ainda não consigo fazer muito bem.

Nenhum comentário: